A procriação geométrica nos cães e gatos

As cadelas podem ter duas gestações por ano e as gatas 3. Ou seja, uma cadela não esterilizada e os seus descendentes podem gerar 67 mil cães num período de 6 anos e uma gata não esterilizada e os seus respectivos descendentes podem gerar 420 000 gatos no mesmo período.

Não existem donos responsáveis para tanto animal e são estes as vitimas da ausência de uma política de esterilização em Portugal. Abandonados, sujeitos a maus tratos, atropelados nas estradas, detidos e mortos nos canis, a vida de dezenas de milhares de animais é um verdadeiro calvário.

About these ads

3 Respostas to “A procriação geométrica nos cães e gatos”

  1. cristina Says:

    Continua a haver muito preconceito relativamente à esterilização. É evidente que a ninguém agrada impedir a procriação de qualquer ser vivo, mas a questão é que o homem criou este problema quando interferiu com os ecossistemas, “domesticando” determinadas espécies para melhor as explorar e criou esta situação insustentável de abandono dos animais excedentários que vivem à margem da auto-regulação. As pessoas que são contra a esterilização deviam ir visitar os canis de abate, as associações de apoio e as colónias de gatos e cães errantes; só depois desse exercício estariam aptas a fazer um juízo sobre o assunto. É que isolarmo-nos num mundo ideal, fechando os olhos ao mundo que nos rodeia, pode ajudar muito a consciência individual mas só agrava os problemas reais da nossa sociedade.

  2. Paula Almeida Says:

    O que mais me custa é não saber exactamente o que dizer quando alguém me diz que não vai esterilizar a sua cadela ou castrar o seu cão porque são de raça e por isso deviam procriar.
    Estou a tentar obter informação oficial para melhor conseguir informar estas pessoas, que até são amigas dos animais mas não estão devidamente esclarecidas. Eu sei porque já fiz parte desse grupo.
    Obrigada e um grande Bem Haja pelo vosso excelente trabalho.
    paula almeida

  3. cristina Says:

    Parece-me um absurdo relacionar a esterilização com a raça do animal, isso seria o mesmo que achar que as pessoas mais giras deviam procriar porque o mundo ficaria esteticamente mais equilibrado, mesmo que estas não estivessem dispostas a ficar com os filhos. Há centenas da animais de companhia desesperadamente à procura de um lar, parece-me uma frivolidade trazer deliberadamente mais crias que só vão diminuir as chances dos já existentes para adopção.

    O que se pode equacionar é se devemos esterilizar só os animais errantes ou também aqueles que têm casa. Não sendo especialista, tenho lido o que parece ser o pensamento dominante nesta área e a resposta é que devemos sim, esterilizar os animais que temos em casa para evitar bébés indesejados por um lado e por razões de saúde e bem estar dos nossos animais. Relativamente aos gatos, a questão parece mais consensual porque marcam território, fogem, ferem-se nas lutas e as gatas parecem sofrer bastante com os cios.
    Os cães aparentemente portam-se melhor mas são um alvo mais fácil para roubar se o ladrão levar uma cadela em pleno cio (pode-se ensinar um cão a não aceitar nada de estranhos, a não comer sem ser o que tem na taça, mas não se consegue controlar o instinto reprodutor), as cadelas são autênticos chamarizes e, por muito cuidado que se tenha, pode acontecer o pior: engravidar de um macho muito maior, por exemplo, o que lhe poderá provocar problemas graves quer durante a gestação, quer no parto.
    Em qualquer dos casos, parece ser consensual que cães e gatos, machos e fêmeas, esterilizados, têm menos problemas de saúde, melhor qualidade de vida e maior longevidade.
    Haverá por aí gente muito mais qualificada para lhe dar resposta, mas entretanto aqui fica uma opinião.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 39 outros seguidores

%d bloggers like this: