O cão das lágrimas

“… A mulher do médico vai lendo os letreiros das ruas, lembra-se de uns, de outros não, e chega um momento em que compreende que se desorientou e perdeu. Não há dúvida, está perdida. Deu uma volta, deu outra, já não reconhece nem a ruas nem os nomes delas, então, desesperada, deixou-se cair no chão sujíssimo, empapado de lama negra, e, vazia de forças, de todas as forças, desatou a chorar. Os cães rodearam-na, farejam os sacos, mas sem convicção, como se já lhes tivesse passado a hora de comer, um deles lambe-lhe a cara , talvez desde pequeno tenha sido habituado a enxugar pratos. A mulher toca-lhe na cabeça , passa-lhe a mão pelo lombo encharcado , e o resto das lágrimas chora-as abraçada a ele.”

José Saramago ( 1922-2010 ), in “Ensaio sobre a Cegueira” , pág. 266

“Gostaria de ser recordado como o escritor que criou a personagem do cão das lágrimas, no “Ensaio sobre a cegueira”. É um dos momentos mais belos que fiz até hoje como escritor. Se no futuro puder ser recordado como “aquele tipo que fez aquela coisa do cão que bebeu as lágrimas da mulher” ficarei contente” .

José Saramago in “Público”, 15-6-2008

2 Respostas to “O cão das lágrimas”

  1. Ana Farinha Says:

    Até sempre, José Saramago

  2. Eduarda Costa Ferraz Says:

    As pessoas diferenciadas respeitam os animais. Só um carrasco inculto é capaz de os maltratar pois só reconhecem o valor e não os valores.
    Que pena eu não ser um Saramago pois diria muito mal dos governantes que não governam e só se sabem governar. E as leis e os canis e os carrascos destes país pequenino cheio de governantes que consideram os animais como coisas. Ponham os olhos onde vocês cegos fazedores de leis de feira não enxergam. O que me chateia mortalmente é este povo de carneiros (sem ofensa para eles), que não são capazes de serem ovelhas ranhosas ( sem ofensa para estas)quando necessário pois são uns vendidos.
    Obrigado Saramago, pelas palavras que nos ofereces e eles os 4 patas também agradecem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: