Lisboa – O projecto da cidade mais votado pelos munícipes ainda não passou do papel

Foi o projecto mais votado pelos lisboetas no orçamento participativo de 2010 mas os representantes do Grupo de Lisboa que estiveram em reunião com o Vereador Sá Fernandes e os responsáveis pelo Canil/Gatil Municipal, no passado dia 1 de Julho, souberam da boca do vereador que o projecto só  agora está  na Divisão de Obras Municipais para lançamento do concurso de empreitada. Quanto ao inicio das obras que o vereador tinha garantido, na reportagem da RTP do dia 3 de Maio, que se iniciariam após o verão, já estão, a ser atiradas para o fim do ano, isto ainda sujeito “ às contingências habituais” (sic).

Relativamente ao cumprimento dos pontos das Recomendações 11 e 12 aprovadas pela Assembleia Municipal de Lisboa, em 9 de Fevereiro ( ver post, neste site, do dia 9/2   ), o panorama não é mais animador.

As capturas dos gatos prosseguem e os pobres animais continuam nas mesmas deploráveis condições de detenção, em completa violação da Recomendação nº 12. Munícipes que têm adoptado gatos do canil vêm-nos morrer ao fim de poucos dias, depois de contagiarem outros animais da casa.

Os obstáculos levantados pela directora do canil, Dr.ª Luísa Costa Gomes, para os tirar daquelas instalações prende-se, diz ela, com a dificuldade legal de construir um espaço provisório ou mesmo procurar espaços alternativos, porque qualquer novo espaço tem de ser previamente legalizado pela DGV.

Mas o mais ridículo é que o próprio canil não está legalizado pela DGV, por contrariar as normas de detenção dos animais previstas no Dec- Lei 315/2003, pelo que estas preocupações só são invocadas para que nada seja feito que beneficie os animais. 

Quanto à discussão do Plano de Implementação da Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa, que é a contrapartida do Grupo de Lisboa  para o cumprimento da Recomendação 12, ficou adiada,  uma vez que os responsáveis do canil não tinham lido o documento de 20 páginas oportunamente enviado, continuando o Grupo a aguardar a recepção da análise do plano, prometida para daí a uma “semana” pela Drª LCG.

Entre 2002 e 2009 o número de abates de cães e gatos no canil/gatil de Lisboa aumentou 39%. A CML, e em particular a sua directora que já está à frente do canil há muitos anos, deviam ter vergonha destes números e tudo tentarem para alterar a situação. Em vez disso, a má vontade  e os obstáculos ao que se propõe, são a postura mais comum.

A morte e sofrimento no canil/gatil de Lisboa é um quotidiano aceite pelos seus responsáveis e só uma atitude enérgica dos munícipes e dos seus representantes na AML mudará isso.

 Ver mais informações na coluna da direita, em Distrito de Lisboa- Lisboa

Advertisements

4 Respostas to “Lisboa – O projecto da cidade mais votado pelos munícipes ainda não passou do papel”

  1. ana almeida Says:

    Efectivamente comprovamos que este vereador não é uma pessoa de confiança nem competente.
    desde o inicio mostrou uma gr indiferença e desconhecimento da realidade, depois de confrontado com a pressão da sociedade civil,
    viu-se obrigado a agir.
    No entanto não tem a vontade nem a competencia,capaz de construir e contribuir para uma realidade melhor para os animais
    Assim resta-nos continuar mobilizados e activos, somos os eleitores e como tal também os decisores do futuro.

  2. Eduarda Costa Ferraz Says:

    PROMETER? CUMPRIR? amigos dos animais, ainda são capazes de acreditar que esta gente sem vergonha algum dia cumprirá o que diz pela boca fora de ànimo leve quais cabeças ocas que jamais sabem o que é cumprir pois a “palavra de honra”, hoje está banida das bocas desta ” Nova classe, sem classe alguma”. O que prometem é para se livrarem desta gente como nós, incoveniente e que são os tontinhos dos animais…Não chateiem os poderosos sentados em cadeiras de algodão doce, nas suas vidinhas flauteadas de reuniõezinhas, assinar papelitos com despachos convenientes para melhorarem o seu estatuto futuro enquanto funcionários públicos pagos com o dinheiro que lhes emprestamos para o governarem e NÃO PARA SE GOVERNAREM COMETENDO CRIMES CONSENTIDOS DIÁRIAMENTE CONTRA OS NOSSOS ANIMAIS.
    Assim não tenho partido algum excepto o que não foi criado ainda ” PARTIDO PELO RESPEITO AO SER VIVO”, porque os que andam nas politiquices são moribundos que só funcionam por impulsos de maldade e não do bem, pois se assim fosse os nossos idosos não apodreciam em lares imundos pagos a peso de ouro e que ninguém inspecciona. Se, não fossem moribundos os criminosos, os pedófilos, os desviadores de fundos, os oportunistas, não se pavoneavam descaradamente com permissão e consentimento deles que andam de mãos dadas. Se, não fossem moribundos não permitiam o genocídio a que assistimos com consentimento deles e ainda pagamos o bilhete para pedir contas do que fazem com o que nos pertence, e com alguma sorte ainda temos umas ameaças veladas pois este assunto tem uns contornos mafiosos..
    Sim, o dinheiro do salário deles é pago por nós e o dinheiro para o massacre dos nossos animais é pago por nós. Será que não podemos modificar esta situação, escolher o que entendemos ser melhor? pois se eles não sabem usar o nosso dinheiro temos que ser nós a mostrar a fazer e a dizer como queremos.
    Pensem bem se esta é, ou não a realidade. Está nas nossas mãos, só depende de nós dizer basta de gastarem o que é nosso desta maneira pois nós NÃO QUEREMOS, NÃO PERMITIMOS, NÃO CONSENTIMOS, NÃO PACTUAMOS COM O CRIME CONTRA OS ANIMAIS.

  3. Maria Gonçalves Says:

    Se até eu atingi que o principal problema dos gatos e dos cães é a procriação fora de control; do que é que os nossos Governantes estão à espera para implementarem um verdadeiro programa de ESTERILIZAÇÃO e CASTRAÇÃO!?

  4. Maria Says:

    Mas não à Lei que processe esta gentinha??
    Não há um processo criminal que se possa aplicar??
    Estou cada vez mais parava com a impunidade de que estes governantes continuam a gozar!!
    E a Animal nada faz? Para que serve então, a não ser fazer “ruído”?
    Sejam competentes!
    Até o Sepna se dá ao luxo de recusar serviços que fazem parte das suas obrigações!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: