Oeiras – Programa RED – Recolha, Esterilização e Devolução de animais errantes – vai arrancar até final de 2010!

Na reunião de 2 de Julho, entre o Grupo de Munícipes de Oeiras e o Sr. Vereador do Ambiente da CMO, Eng. Ricardo Barros, foram comunicadas as propostas da CMO até final de 2010:

– Iniciar e desenvolver o Programa RED – Recolha, Esterilização e Devolução de animais. Este programa, numa primeira fase, destina-se à recolha e esterilização de gatos.  

– Assegurar 50 esterilizações de animais até final de 2010.

Fotografar os animais do Canil Municipal no Jardim, de forma a poder divulgar-se fotos adequadas dos mesmos e facilitar a adopção destes.

Realizar, bimensalmente, campanhas de adopção no Jardim de Oeiras, em parceria com a Associação Pé-Ante-Pata.

– Só permitir a adopção de animais do Canil depois dos mesmos estarem esterilizados.

– Criar sinergias com o Programa ECO-Escolas, que já promove actividades para crianças e jovens, e introduzir os temas do Bem-Estar Animal, para a sensibilização e informação desta faixa etária.

A reunião prosseguiu com a intervenção da Vanda Araújo da Associação Pé-Ante-Pata e da Teresa Castelo-Branco, que apresentou um Dossier com exemplos de Projectos levados a cabo por diferentes Municípios. Foi destacada a visita que alguns elementos do Grupo de Oeiras fizeram ao Canil/Gatil do Seixal, através de fotografias, que mostram as condições do mesmo e que a presença da Associação e dos voluntários dentro do Canil/Gatil permite que os animais se sintam felizes.

 A reunião terminou com a sugestão do Sr. Vereador de ser feita nova reunião na segunda semana de Setembro, para ponto de situação e continuação dos trabalhos.

Que o exemplo da Câmara de Oeiras nesta matéria seja seguido por outros executivos deste país !

Advertisements

9 Respostas to “Oeiras – Programa RED – Recolha, Esterilização e Devolução de animais errantes – vai arrancar até final de 2010!”

  1. Eduarda Costa Ferraz Says:

    Não esperava outra coisa vinda da CMO, que tem sido um exemplo em todos os aspectos.

    Infelizmente eu sou de Cascias e o presidente anda a divagar com o PASSEIO DA FAMA. Aliás não me espanta pois por aqui só se faz para “inglês ver”.

    OBRIGADO OEIRAS, senhor presidente e todos os que lutam pelos nossos unicos e verdadeiros amigos.

    Os animais.

    Cumprimentos.

    Eduarda Costa Ferraz

  2. Isabel Magalhães Says:

    Espero que seja uma promessa cumprida.

  3. Jeanne Lopes Says:

    Notícias destas provam que a civilização pode andar para frente.
    Bravo!

  4. Filomena Marta Says:

    Fico satisfeita por esta associação estar a conseguir ter resultados com a CMO. A minha experiência sobre a CMO no que respeita os animais é algo diferente. Antes das últimas eleições tinha enviado uma mensagem ao Dr. Isaltino Morais sobre um projecto sobre animais para a CMO, que foi encaminhado para o então vereador do pelouro respectivo, que me recebeu apenas para fazer campanha política própria, Curiosamente, tinha acontecido o debate sobre os dieritos dos animais na SIC, com o Dr. Rodrigo Guedes de Carvalho, altura em que a CMO recusou a entrada no canil. Questionei o vereador sobre isso, em meio à sua auto-campanha, ao que me respondeu “minha senhora, tenho vergonha de mostrar o canil”… mas que estavam a decorrer os projectos para novos canis. Entretanto, voltei a pedir reunião com o presidente da CMO…. e até hoje não obtive resposta. Recentemente, contactei o canil pelo projecto de ajuda na esterilização de animais a munícipes carenciados (para uma vizinha minha)… que me remeteu para a junta de freguesia, que não faz a mínima ideia do que isso seja. Portanto, para mim a CMO não funciona e é um logro no que respeita os animais. Espero sinceramente estar enganada… mas os 15 gatos que retirei da rua, na minha zona, tratei e dei para adopção foram integralmente salvos à minha custa.

  5. luisa rodeira Says:

    Eu quero acreditar que um dia vou acordar e ter um mundo mais civilizado
    Eu quero acreditar que os nossos governantes vão deixar de ser surdos e cegos
    POR FAVOR E FAÇAM LEIS PARA ACABAR COM A CRUELDADE CONTRA OS ANIMAIS

  6. gatosmimados Says:

    Independentemente de politiquices, grande Câmara e Oeiras. .. Subscrevo o que diz a Eduarda Ferraz porque por vezes até sinto vergonha da forma como o município de Cascais age com os animais. Têm uma Fundação de S Francisco de Assis (pobre santo misturarem o seu nome com isto) que não se sabe para que serve. Até hoje em todos os seus anos de existência nunca me deram a mim ou a qualquer pessoa que eu conheça a possibilidade de acolherem um animal ou de algum modo ajudarem. Há cerca de 2 semanas quando lhes disse que estava uma cadelinha em risco de atropelamento na A16 responderam que telefonasse à Polícia Municipal,. Depois ela seria recolhida pelo canil e abatida????? Infelizmente tenho que pagar impostos para esta Câmara

  7. solange rodolfa ferreira Says:

    Eduarda é uma mulher de força, de coragem que nos supreende a todo o instantee na sua incansavel luta a favor dos animais, a favor da vida, é humana, pequena mulher franzina com um coração gigante, com alma de guerreira, há de conseguir alcançar seus objetivos, seus projetos não podem ficar esquecidos dentro de uma gaveta qualquer, de um deputado ou vereador ou mesmo no senado, a luta é de todos, para todos, juntemos a esta causa nobre, façamos que as nossas palavras tenham força e as nossas palavras devem estar com esta mulher…de fibra, de amor e de bondade…

  8. Isabel Magalhães Says:

    Parece que afinal não arrancou…
    Mais uma promessa por cumprir?
    E o canil de Vila Fria anunciado para começar a ser construído em Janeiro de 2011?

  9. Anabela Ribeiro Says:

    Estamos no final de Setembro de 2011 e nada foi feito. Mas porque é que já não me admiro?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: