200 personalidades assinam petição dirigida ao Ministro da Agricultura

Mais de 200 figuras públicas, representantes de todos os quadrantes da sociedade portuguesa, assinaram a petição a solicitar ao Governo uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos, que será entregue ao ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, na próxima segunda-feira, dia 15 de Novembro, em Lisboa.

Entre as mais de duas centenas de subscritores da petição figuram dezenas de deputados de partidos com assento no Parlamento, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, a eurodeputada Edite Estrela, a artista plástica Joana Vasconcelos, o empresário Francisco Balsemão, o administrador da Fundação Gulbenkian, Marçal Grilo, ou o procurador-geral adjunto, António Cluny.  

Voluntários do movimento e um grupo de signatários, formado pela campeã olímpica Rosa Mota, a directora do Museu Casa das Histórias Paula Rego, Helena Freitas, e o presidente da Opus Gay, António Serzedelo, deslocam-se ao Ministério da Agricultura para entregar o abaixo-assinado a António Serrano.

No documento, as mais de 200 individualidades solicitam uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos, coordenada pela Direcção-Geral de Veterinária, em alternativa à política actual de abates indiscriminados nos centros de recolha municipais.

Esta última medida em nada contribuiu para a resolução do problema do abandono, que se agrava todos os anos devido à sobrepopulação de animais de companhia e de desporto e à ausência de legislação adequada, estimando-se em mais de 100 000 os cães e gatos abatidos anualmente no nosso país.

 A experiência de outros países europeus, mais avançados, permite concluir que só a esterilização dos animais errantes e negligenciados oferece solução sustentável para o problema porque adequa o número de cães e de gatos aos donos responsáveis e elimina a procriação indesejada.

 A esterilização com recurso às infra-estruturas (canis) e médicos veterinários municipais e à colaboração de privados, graciosamente ou a preços reduzidos, também é a solução mais económica, aliviando, ainda, a responsabilidade do Estado a médio e longo prazo.

A reunião com o ministro está agendada para as 15.30 horas, na sede do Ministério da Agricultura, na Praça do Comércio.

É antecedida do encontro dos signatários presentes com os jornalistas, a partir das 14.45 horas, no mesmo local.

3 Respostas to “200 personalidades assinam petição dirigida ao Ministro da Agricultura”

  1. Mário Dias Says:

    Só hoje tomei conhecimento desta Petição que teria assinado de bom grado. Este é o caminho humanizado para fazer frente à reprodução dos animais que, diariamente, são abandonados por quem de humano pouco tem. Por outro lado, esta medida (a ser aceite pelo Ministro da Agricultura) evitará também a barbárie cometida por alguns municípios, que não têm qualquer pejo em colocar veneno em ervas que, sabem, serão comidas por gatos e cães abandonados, levando à sua morte por envenenamento.

  2. Carlos Sapateiro Says:

    Já há algum tempo que tomei conhecimento desta petição, no entanto o ministério competente não se pronuncia porque a resposta por certo seria ” O plano de recuperação do País relega para segundo plano obrigatoriamente e lamentavelmente esta petição”!Assim não resta alternativa aos municípios se não a de serem carrascos.
    Deverão dirigir a mesma petição aos representantes portugueses
    competentes junto do Parlamento Europeu. Será que pesará assim tanto no orçamento para 2011 o financiamento e fiscalização de programas de esterilização autárquicos?

  3. Campanha Esterilização Says:

    Aguarda-se que seja comunicada a posição do Sr. Ministro da Agricultura aos signatários, o que certamente não deixará de acontecer a breve prazo, uma vez que tal tinha sido prometido para início de Dezembro.
    Basta haver vontade e decisão politica para que a esterilização avance, não são questões financeiras que o impedem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: