Esclarecimento do Grupo de Évora sobre a reunião com a CME, em 9 de Novembro

Carta dirigida pelo Grupo de Évora da Campanha de Esterilização ao Director do Semanário “Registo” , em 18 de Novembro,  a propósito de declarações do veterinário municipal , Dr. Flor Ferreira, ao mesmo jornal.

“Exmo. Senhor Director,

Ao abrigo do disposto nos artigos 24º e 25º da Lei de Imprensa, o Núcleo de Évora da CNE, vem comunicar, para publicação, no âmbito do direito de resposta, o seguinte:

Em entrevista publicada na edição n.º 129, de 18-11-2010, a fls. 5, desse semanário, o Sr. Dr. António Flor Ferreira, na qualidade de veterinário municipal e de responsável pelo Centro de Recolha Oficial de Évora (vulgo canil municipal) faz afirmações que, para além de erróneas, são susceptíveis de afectar o bom nome e reputação deste Núcleo, dos seus elementos e, bem assim, da própria Campanha pela Esterilização, enquanto movimento de cidadãos organizados.

O referido senhor faz referência a uma reunião realizada no dia 09-11-2010 entre aquele e o seu directo superior hierárquico, Eng. Joaquim Costa, por um lado, e quatro dos elementos da CNE – Évora, por outro, com vista à definição de uma plataforma comum para implementar a Campanha pela Esterilização em Évora.  

Nesse âmbito, a CNE – Évora propôs a aplicação pela Câmara Municipal de Évora do modelo RED (recolha, esterilização e devolução ao meio de origem) de gatos de rua, com vista ao controlo da população das colónias de gatos silvestres, ao abrigo do disposto no art. 21º do DL 276/2001, de 17-10, alterado pelo DL n.º 315/2003, de 17-12, e à semelhança do que tem sido praticado por diversas Câmaras Municipais (Valongo, Oeiras, Olhão, Lourinhã…), conforme extensa documentação entregue ao Eng. Joaquim Costa.

 Face a tal proposta, o Sr. Dr. Flor Ferreira declarou que tal prática era “ilegal” e que “essas Câmaras tinham cometido ilegalidades”, porque, no seu entendimento, “todos os animais errantes e vadios, sem excluir os gatos, só podem andar na via pública na presença do detentor e de trela, e se necessário, açaime”, afirmação esta que gerou a perplexidade total por parte das representantes da CNE, no que respeita aos gatos, o que aquele repetiu terem que cumprir os referidos requisitos para poderem andar na via pública; mais declarou que “por ele todos os animais errantes e vadios, gatos e cães, seriam capturados e metidos no “seu”canil” de forma a “não haver nenhum animal errante ou vadio nas ruas”.

As representantes da CNE informaram que a Ordem dos Médicos Veterinários já tinha declarado que não existia qualquer impedimento legal à prática pelas Câmaras de campanhas de esterilização, ao abrigo do citado art.º 21º, parecer que foi exibido, o que o referido Sr. Dr. declarou ser uma “mera opinião”, mas que “ele tinha outra”.

O diálogo mantido entre as representantes da CNE e o senhor entrevistado sobre esse tema decorreu exactamente como se transcreveu.

Face ao exposto, lamentamos e repudiamos com veemência a forma como aquele senhor, ademais veterinário municipal e prestando declarações nessa qualidade, se refere às quatro representantes da CNE, presentes numa reunião oficial, comentando publicamente que a proposta feita “é inadmissível, isto só pode partir de mentes que é melhor nem classificar, porque tudo isto é de uma aberração completa”.

O comportamento descrito é ofensivo e altamente impróprio por parte de alguém com as responsabilidades em causa, o que consideramos, isso sim, inadmissível, e do que também daremos conhecimento à Câmara Municipal de Évora”.

Uma resposta to “Esclarecimento do Grupo de Évora sobre a reunião com a CME, em 9 de Novembro”

  1. cristina Says:

    Temos, de facto, de unir vozes na denúncia destes exemplos vergonhosos do que não devia ser um veterinário.
    Acho que uma pessoa que não respeita nem defende os interesses dos animais não pode exercer a profissão; tal como um médico que não respeite nem defenda os interesses dos animais humanos.
    A classe precisa urgentemente de ser moralizada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: