Canil de Cantanhede: um veterinário como nós

Excertos do comovente artigo que pode ler aqui na integra:

http://aurinegra.wordpress.com/2010/12/17/vida-de-cao/

 “ A funcionar desde 2004, ali “as torneiras não são de ouro” mas as condições estão mais que reunidas para proporcionar uma estadia digna aos cães recolhidos, como explica ao AuriNegra Idílio Cravo, Médico Veterinário Municipal e responsável pelo Centro”

 “O Centro não aceita animais entregues “em mãos”, a não ser que estes representem, comprovadamente, um perigo ou sejam portadores de uma doença irreversível, estejam em sofrimento ou possam contaminar seres humanos, até porque o veterinário considera que isso daria ao Centro “uma imagem de matadouro, uma imagem horrível”

Relativamente às adopções (taxa de cerca de 16%):

Eu digo no site do Canil que as pessoas não devem ir pela emoção porque o cão é um ser vivo que sai do seu mundo e é acolhido por uma família humana, que ele considera uma matilha, que ele respeita e que entende como iguais. Eles sofrem muito quando são abandonados, há cães com depressões. As pessoas vão pelo que é bonito, por impulso. É preciso pensar se há tempo, dinheiro e vontade”.

“Aprendemos que o cão é o melhor amigo do homem, contudo é preciso que sejamos amigos dele. As pessoas pensam que é um boneco que ali está, que não tem direitos. Tem a sua personalidade e as suas necessidades, é isso que as pessoas às vezes não compreendem. O cão não é um frigorífico velho, um bem de que nos podemos ver livres”.

“Até que não dá mais para esperar pelo gesto altruísta (da adopção) que os salve do inevitável: “Começo sempre pelos mais velhos ou doentes. Infelizmente não há verbas para os manter indefinidamente. Eles são sedados e é-lhes injectada uma dose letal de anestésico, não padecem de sofrimento algum. Por esse motivo não me ligo muito aos cães, até porque quando ligo, ou eles são adoptados, ou vão para minha casa, como já aconteceu por quatro vezes. Se há um fitar de olhos com o animal, já não consigo fazer nada”. Se ao menos os donos fitassem os olhos dos seus cães antes de os abandonarem…”

Anúncios

5 Respostas to “Canil de Cantanhede: um veterinário como nós”

  1. Eduarda Costa Ferraz Says:

    Este artigo deveria ser divulgado por toda a imprensa.
    Este médico veterinário com a verdade, o respeito e o sentimento de um humano por os que dependem de nós, é um exemplo que nos deixa com alguma esperança.
    Este senhor não errou na carreira que escolheu como a maior parte dos seus colegas que, tiram a vida a um companheiro como se injectar o liquido letal fosse o mesmo que soro!!
    Sinto uma enorme vergonha pelo ser humano que pratica estes actos sem um pingo de sentimento, pois se assim fosse já teriam tomado uma atitude. Obrigado Dr.Idílio Cravo, Médico Veterinário Municipal, por existir, pena é que não se pratique clonagem dos humanos pelo bem.

  2. Antonieta Paulitos Says:

    É na verdade uma luz ao fundo do túnel tão escuro por onde temos andado. Sinto que com atitudes como a deste veterinário municipal podemos arranjar força para se prosseguir nesta caminhada. Na verdade só quando todos pensarem que os animais são tal como nós sofredores é que algo mudará, e com este exemplo temos argumento para dizer, SIM PODEMOS MUDAR A NOSSA ATITUDE e divulgar este exemplo é um bom caminho.
    Já muitos países saíram desta escuridão onde ainda estamos, e países que tem dificuldades e estão até longe de terem uma população bem alimentada, como o Brasil por exemplo. E eles tem dado exemplos imensos de solidariedade verdadeira entre racionais e irracionais. Tem-se desmultiplicado em esforços para esterilizar em massa uma população bem grande de animais.
    Agradeço a este senhor por ser o exemplo do que gostariamos fosse o habitual no nosso País de Norte a Sul.Bem Haja. Antonieta Paulitos

  3. Elisabete Miranda Says:

    Tão bom ler atitudes destas. Assim sim, recomeço a ter esperança que, com exemplos destes, mais exemplos venham e mais Canis possam ter a mesma atitude e seguir esta prática. Bem haja este Veterinário!!!!! Desejo-lhe tudo de bom! Elisabete

  4. Ana Sofia Says:

    Este veterinário municipal é contra a esterilização. Vejam o comentário em


    “Porquê esterilizar animais. Eles pedem para o fazer? Assim como não pediam para fazer a cirurgia de orelhas e cauda..? Ou serão coisas diferentes? Esterilizar está na moda? Ou será mais uma de ecochatice………etc,etc”

  5. Helena Santos e Silva Says:

    Todas as divergências que possa ter com o Veterinário de Cantanhede não tem qualquer importância, quando mostra a sua abordagem aos problemas dos animais partindo de um acto tão simples como “olhar nos olhos” do animal. Todos o façamos e seremos gente melhor, incapazes de qualquer violência.
    É um exemplo e mostra a viabilidade de um canil municipal não ser uma vergonha e, afinal, um surdo (ruidoso) incentivo à desconsideração dos animais pelos munícipes.
    Infelizmente, esterilizar tem de “estar na moda”, se assim se quiser dizer. Nem cães nem gatos estão em vias de extinção e tal, como nós humanos seguimos esse caminho – no caso, o controlo da natalidade -, parece evidente que impedindo a reprodução descontrolada, teremos menos sofredores.
    Certo que, sempre que esterilizo um – e faço-o a todos (recolhidos depois de abandono), de raça ou não, com LOP ou sem ele, que ficam comigo ou que encaminhe para adopção -, o coração aperta-se-me, porque o sujeito a um intervenção que não é entendida pelo próprio e que não deixa de trazer risco de vida, sobretudo nas fêmeas. Mesmo com todos os cuidados prévios com análises e exames.
    Não menos certo: passado o recobro, não vejo qualquer infelicidade no animal esterilizado. Antes, não sofre a periódica ansiedade da reprodução, com tal a ser-lhe impedido.
    Entre “por a dormir” – decisão que, mesmo para parar sofrimento, me violenta sempre que a tive de tomar – e não deixar nascer, por ora, prefiro a segunda.
    Ainda assim, Dr. Olivio Cravo e CM Cantanhede, bem hajam!
    HSS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: