Antena 1 , 15/2 – Um debate que era para ter sido com o Vereador Sá Fernandes…

Esclarecimentos do Grupo de Lisboa sobre as referências que lhe foram feitas neste debate que pode ser ouvido no link abaixo (aos 14 minutos):

(é favor copiar e colar no seu computador)

http://www0.rtp.pt/play/index.php?radiocanal=#/?tvprog%3D1043%26idpod%3D190239%26fbtitle%3DRTP Play – Portugal em Direto%26fbimg%3Dhttp%3A%2F%2Fimg0.rtp.pt%2FEPG%2Fimgth%2FphpThumb.php%3Fsrc%3D%2FEPG%2Fradio%2Fimagens%2F1043_faro_1.jpg%26w%3D160%26h%3D120%26fburl%3Dhttp%3A%2F%2Frtp.pt%2Fplay%2F%3Ftvprog%3D1043%26idpod%3D190239

 1. O convite dirigido ao Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização, para participar num debate com o Dr. Sá Fernandes, Vereador da Câmara de Lisboa, foi aceite com muito interesse. Porém, esclareceu-se que, acaso o Vereador Sá Fernandes  designasse a Dr.ª Luísa Costa Gomes em sua substituição, o convite seria declinado.

 2. A pessoa designada para ir ao debate foi a Dr.ª Luísa Costa Gomes, Chefe da Divisão de Higiene e Controlo Sanitário da CML.

 3. Os problemas do canil/gatil são por demais conhecidos de todos, incluindo, obviamente, da sua direcção. A Dr.ª Luísa Costa Gomes, que há longos anos dirige o canil, faz parte dos problemas do canil e já provou à saciedade não ser a interlocutora para se encontrar soluções ou melhorias.

 Por tudo isto, há uma semana, o Grupo pediu à Assembleia Municipal de Lisboa a sua substituição por um veterinário municipal – competência profissional que a Dr.ª Luísa Costa Gomes não possui – , cumprindo-se assim o estipulado no Dec- Lei 314/2003 ( ver post de 8 de Fevereiro , intervenção sobre a gestão do canil/gatil).

4. Neste debate a Dr.ª Luísa Costa Gomes provou exactamente o atrás dito, pois nada de novo ou de construtivo avançou relativamente à gestão do canil/gatil. Na sua perspectiva está tudo a ser feito como deve ser e todos os atrasos, como por exemplo o das obras, são justificáveis, ficando assim provado, mais uma vez, que não é a pessoa que os animais abandonados de Lisboa e os munícipes que os defendem podem desejar ver à frente da instituição que custa diariamente aos contribuintes mais de 1200 euros e tem uma taxa de mortalidade de animais de 70%.

5. Afirmou ainda uma falsidade: a de que foi dada resposta a todas as propostas do Grupo de Lisboa. Ora, se aconteceu o Grupo de Lisboa é o primeiro a não ter conhecimento, senão vejamos: Iniciaram a esterilização de animais de munícipes carenciados? Onde está o regulamento? De animais recolhidos pelas associações do concelho? E as esterilizações dos animais adoptados que estão atrasadas seis meses? E o Plano de Implementação da Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa, a que ficou de responder, em 1 de Julho, no prazo de uma semana?

 6. Por último, afirmou a Dr.ª Luísa Costa Gomes que foram realizadas quatro reuniões  entre a Vereação e o Grupo. Na realidade, foram três (1) mas podiam ter sido 50: os resultados, a única coisa que  interessa, para quem não é  um mero burocrata, foram nulos. De facto, quem tem a capacidade para tomar decisões políticas no sentido da mudança é o Vereador Sá Fernandes, e a presença deste, nas duas últimas reuniões, não deve ter ido além de uma dezena de minutos.

O Grupo de Lisboa tem, sem sombra de dúvidas,  razão quando afirma que a Dr.ª Luisa Costa Gomes não tem competências para encontrar soluções para os problemas do canil/gatil e tão pouco percebe o que poderiam ser condições dignas para os animais aí detidos .

 (1) As reuniões com o Vereador e a Drª Luísa Costa Gomes ocorreram em 1/2/2010, em 29/4/2010 (ver post de 29 de Abril) e em 1/7/2010 (ver post de 14 de Julho).

Uma resposta to “Antena 1 , 15/2 – Um debate que era para ter sido com o Vereador Sá Fernandes…”

  1. Ana Teresa Cunha Says:

    Como já se previa o Dr. José Sá Fernandes primou pela ausência, demonstrando, mais uma vez, a falta de respeito que tem pelos munícipes e o desprezo que nutre pela causa que estes defendem, para acabar com a criminosa política, adoptada pelo canil/gatil da CML, de eliminação sistemática e indiscriminada dos animais que abriga e das miseráveis condições em que são mantidos.

    É surpreendente a compreensão e a tolerância demonstrada pela representante da LPDA sobre as condições degradantes em que se encontram, há anos, os animais acolhidos no canil/gatil da CML. Com base no argumento, que há outros canis/gatis bem piores que o de Lisboa; deixou, ficar no ar, uma ambígua condescendência com a situação.
    Se há outros piores, é de lamentar! A mim e aos defensores dos direitos dos animais, não nos serve de consolo.
    A maioria aprende nos bancos da escola, que deve ter, sempre, como modelo os melhores e não se conformar com a mediocridade.

    Seria de esperar da parte da directora do canil/gatil de Lisboa algum embaraço, alguma vergonha: afinal de contas, a Dra. Luísa Costa Gomes é uma das principais responsáveis pelas precárias condições do canil/gatil e pela forma desumana como são mantidos e tratados os animais, ali albergados. Mas ao contrário, brindou-nos com a sua habitual arrogância, hipocrisia e como não podia deixar de ser incompetência.
    Mas, ao menos, na confusão mental em que a Dra. Luísa Costa Gomes navega, uma coisa fica, clara – não há nada que se possa aproveitar -: uma ideia, um pensamento, uma estratégia para inverter o crescente abandono e sobrepopulação de animais no município de Lisboa.

    Só por ignorância ou má-fé é que, a Dra. Luísa Costa Gomes pode afirmar, que o canil/gatil de Lisboa está em fase de licenciamento. Nem aqui nem na Cochinchina reúne as condições mínimas exigidas pela Lei.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: