Grupo de Oeiras – Carta Aberta à Câmara Municipal de Oeiras

Obrigada por nos tornarem mais fortes.
Vamos aprendendo a sobreviver com os obstáculos que nos vão colocando à frente.
Na divulgação do PROTESTO que teve  lugar no dia 14 de Maio em frente à Câmara Municipal de Oeiras, CONTRA AS CONDIÇÕES E PRÁTICAS NO CANIL DE OEIRAS, deparámo-nos com o desaparecimento compulsivo de todos os cartazes que colámos, mais que uma vez, no centro da Vila de Oeiras e noutros locais, optámos por dá-los em mão. Foi uma pena, porque durante o PROTESTO apareceram várias pessoas a dizer-nos que tinha sido mal divulgado, que souberam por acaso e que estavam disponíveis para nos ajudar numa próxima acção.
Mesmo assim, com cartazes rasgados, com a divulgação feita, quase exclusivamente através da internet, conseguimos reunir mais de 250 pessoas. E perguntam vocês, como sabem que estavam 250 pessoas? Pois bem, também aprendemos a defender-nos dos jornalistas que, sempre que aparecem em protestos a favor do bem-estar animal, se são dezenas de manifestantes, eles dizem que são unidades, se são centenas, dizem ser dezenas e quando são milhares, aí são centenas. Pois bem, fizemos 250 lacinhos para distribuir pelos manifestantes, eram lacinhos verdes e pretos, o preto representa o luto pelos animais que vocês insistem em abater, o verde representa a nossa esperança e a nossa persistência para que mudem as políticas municipais que vocês insistem em manter como a NÓDOA deste concelho. Os lacinhos? Distribuímo-los todos, alguns manifestantes foram obrigados a manifestar-se sem eles porque se ESGOTARAM.
Quando chegámos ao local do PROTESTO, comunicado ao Governo Civil, à Câmara Municipal de Oeiras e à PSP de Oeiras, muito tempo antes da data exigida legalmente (o PROTESTO aconteceu no Sábado, tínhamos que o comunicar 48h antes e fizemo-lo na Terça-feira, ou seja, cerca de 96h antes), tivemos outra surpresa, o parque de estacionamento, onde supostamente nos iríamos manifestar, estava cheio de carros estacionados. Dirigimo-nos à PSP, que nos remeteu para o polícia municipal que se encontrava à porta da Câmara Municipal de Oeiras, este informou-nos que ninguém “lhe tinha dito” que era para desocupar o parque de estacionamento. Mesmo assim, lá nos manifestámos, todos espalhados como queriam, para parecermos menos, dividir para reinar, também é À FRENTE.
Mas o melhor momento do dia estava reservado para a noite. Uma equipa, composta por um cameraman e uma jornalista da SIC, estiveram no local do PROTESTO mais de uma hora, captaram uma infinidade de imagens, entrevistaram várias pessoas e informaram que a peça, passaria nesse mesmo dia, 14 de Maio, no Jornal das 8, estivemos atentos do princípio ao fim do telejornal, visionámos, a custo, todas as “notícias”, aguentámos mesmo ver a promoção do negócio de um comerciante de cães pastor alemão (possivelmente amigo de alguém da linha editorial da SIC), a “notícia” da senhora a quem caiu o cabelo, a “notícia” sobre os biquínis mais apropriados a cada tipo de seios, e pronto, o PROTESTO que teve lugar em Oeiras e onde estiveram mais de 250 pessoas, não teve interesse para a SIC, muito curioso!

 (Núcleo de Oeiras da Campanha Nacional de esterilização de animais abandonados)

3 Respostas to “Grupo de Oeiras – Carta Aberta à Câmara Municipal de Oeiras”

  1. carla brito Says:

    Dia 2 de Junho, entre as 14h e as 17h.

    Enviaremos e-mails para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

    [presidente@cm-oeiras.pt; presidente.am@cm-oeiras.pt]

    para o Vereador Ricardo Barros [ricardo.barros@cm-oeiras.pt]

    c/ conhecimento (CC:) para: [oeiras.4.pets@gmail.com].

    No Assunto deverão escrever: O VOSSO NOME (para que os filtros de SPAM não actuem, assim o assunto é sempre diferente.

    No corpo de texto deverão escrever:
    Eu PROTESTO contra as condições e práticas no canil de Oeiras (quem quiser poderá escrever mais qq coisa a seguir, mas bastará isto)

    A ideia é enviar o maior número de emails possível, é um protesto online, queremos que enviem com conhecimento para:
    [oeiras.4.pets@gmail.com]
    desta forma saberemos quantos e-mails eles receberam nesse dia a propósito deste protesto (para evitar aldrabices)

    Divulguem MUITO este PROTESTO nos vossos murais e através de email. Podem também convidar os vossos amigos através do botão que encontram do lado esquerdo desta página por baixo da fotografia de perfil do evento. Quanto mais emails receberem maior será o impacto.

  2. carla brito Says:

    http://www.facebook.com/note.php?created&&note_id=165926910136163#!/event.php?eid=173423512715367

  3. Ana Matrena Says:

    Nova acção de protesto cordão humano dia 18 às 21h.

    Mais informações em:
    http://www.facebook.com/#!/event.php?eid=152250578177388

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: