Roubo de cães para negócios ilícitos – um flagelo a que urge pôr termo

O resgate, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer, na localidade de Quintas, de 19 cães roubados (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gnr-resgata-19-caes-roubados ), é a ponta de um iceberg que quem anda no terreno a apoiar os animais muito bem conhece e que com a crise pode vir a agravar-se. As vitimas são essencialmente cães de caça e de outras raças que são susceptíveis de “renderem dinheiro” ou de prestarem serviços a quem os rouba.

Alguns conseguem escapar ao cativeiro, morrendo à sede e fome ou abatidos pelos canis. O roubo de animais é, depois do abandono pelos próprios donos, uma fonte considerável de cães errantes, para além de uma causa de profunda dor e sofrimento para os próprios e para os donos.

Quem não se cruzou já com situações em que tudo indica que se está perante um animal ou animais detidos por alguém, ilegalmente,  em condições miseráveis? Pessoas que tentam agir para esclarecer os factos esbarram as mais das vezes com uma recusa das autoridades ou com uma demora em agir que inviabiliza qualquer esclarecimento.

Estes animais agora recuperados têm de ser divulgados através de fotos(uma vez que os chips foram tirados, o que já denota uma certa sofisticação de meios) para que os donos os possam ir buscar. Não podem ficar a apodrecer num canil à espera que o processo judicial termine.

Mas para além do apoio às vitimas deste caso pontual, o movimento de protecção aos animais deveria iniciar uma acção perseverante e concertada para obrigar quem de direito a agir rápida e energicamente para acabar com a impunidade e a facilidade com que hoje se roubam cães aos legítimos proprietários.

Uma resposta to “Roubo de cães para negócios ilícitos – um flagelo a que urge pôr termo”

  1. Campanha de Esterilização Says:

    Segundo informação recebida, constatada em caso anterior, a remoção do chip parece ser feita pelos próprios ladrões a sangue frio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: