Comunicado de Imprensa : Canil/Gatil de Lisboa – Péssimas condições mantêm-se

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma moção, na sessão extraordinária de 8 de Novembro, instando o executivo a informar “sobre o andamento das obras no Canil de Lisboa e as razões para os respectivos atrasos e paragens” e a cumprir as “decisões da providência cautelar do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa sobre o Canil de Lisboa e condições de acolhimento dos animais”.

O projecto das obras da 3.ª fase do canil/gatil obteve o primeiro lugar na votação do orçamento participativo de 2009/2010. Depois disso, a CML já organizou mais dois orçamentos participativos, mas este projecto só arrancou em Junho de 2011 para parar logo em Agosto. O vereador Sá Fernandes, responsável pelo pelouro do Ambiente, não explica a que se deve a paragem das obras.  

Quanto às decisões da providência cautelar (Julho de 2011), que deu razão a todos os que desde há anos vêm protestando contra as condições degradantes e o tratamento dado aos cães e gatos que entram no canil/gatil, não foi ainda facultada à autora uma visita às instalações que permita verificar o seu cumprimento.

Recorde-se que os procedimentos cautelares decididos pelo tribunal vão desde as exigências de colocar um recipiente com areia e comida em permanência nas jaulas dos gatos e de não juntar fêmeas e machos até à proibição de aceitar animais entregues pelos donos, enquanto não forem realizadas as obras de melhoria das instalações. De facto, constata-se que há munícipes que entregam ali animais desconhecendo as condições em que os mesmos vão ser colocados, julgando erradamente que os animais se destinam a adopção (na verdade, cerca de 70% são abatidos ou morrem por doença).

Mais recentemente, uma petição pública “Por uma nova gestão do canil/gatil municipal de Lisboa”, dirigida ao Presidente da Autarquia e subscrita por mais de 1 750 cidadãos, pediu ao Dr. António Costa o afastamento da responsável pelo canil/gatil, em funções desde há oito anos, apelando-lhe a que “dote o canil/gatil de uma direcção que alie os conhecimentos académicos e profissionais às técnicas modernas de gestão, à humanidade e ao respeito pelos animais, e à urbanidade nas relações com os munícipes”.

A Câmara Municipal de Lisboa não pode continuar a ignorar a opinião dos munícipes, da Assembleia Municipal e as decisões do tribunal.

Denunciamos perante os lisboetas e o país uma situação que atingiu o limite.

Exigimos o recomeço imediato das obras da 3.ª fase do canil/gatil. Exigimos o cumprimento das decisões do tribunal. Exigimos uma nova gestão para o canil/gatil municipal de Lisboa.

Advertisements

4 Respostas to “Comunicado de Imprensa : Canil/Gatil de Lisboa – Péssimas condições mantêm-se”

  1. Ana Cristina Luis Says:

    Estou plenamente de acordo.Tem o meu apoio.Tenho divulgado e vou divulgar este comunicado (penso que não devem ter nada em contrário) para que cada vez mais pessoas possam conhecer os factos e eventualmente unir-se a nós para protestarem.
    Obrigada mais uma vez pelo vosso empenho e dedicação.
    Cristina Luis

  2. Andre Correia Says:

    Quando vi o nome deste blog pensei que era desta que alguém se ía focar seriamente na esterilização de animais abandonados.
    Estou a ver agora que o blog trata de assuntos que não têm a ver diretamente com o seu próprio nome, o que é uma pena pois há muitíssimo a dizer e fazer em termos de esterilização, e assim tudo o que aqui possa vir a aparecer que seja sobre esse tema será diluido no resto.
    Já há imensos blogs e postagens sobre as notícias do canil de Lisboa. Escreve antes sobre esterilização ou muda o nome do blog.
    Todas situações específicas da defesa dos animais abandonados são importantes, mas falta em Portugal focagem e acção muito concreta, em vez de se querer falar de tudo e fazer tudo, o que leva a que as coisas sejam faladas e feitas de forma muito superficial.
    Fora isso, desejo-te muito sucesso no teu objectivo de ajudar os animais.

  3. Campanha de Esterilização Says:

    A “Campanha de Esterilização de Animais Abandonados” é um movimento de cidadãos conscientes de que é fundamental implicar o poder local, câmaras municipais e veterinários municipais, numa mudança da política que tem sido seguida para combater a sobrepopulação de cães e gatos e os animais errantes.
    Inicialmente, foram definidos 3 eixos essenciais de acção a apresentar às Câmaras e Assembleias Municipais:
    -Os canis devem esterilizar todos os animais que são dados para adopção.
    -Os animais abandonados devem ser esterilizados gratuitamente ao abrigo de protocolos entre as Câmaras e as Associações de Animais actuando no respectivo concelho com vista a estancar e reduzir progressivamente o seu número a curto e médio prazo.
    -As Câmaras Municipais devem proporcionar aos munícipes, com recursos financeiros comprovadamente limitados para esse fim, a esterilização dos animais que possuem.
    O que acontece, em certos casos, é que nas relações que estabelecem com as Câmaras, os Grupos da Campanha de Esterilização esbarram com responsáveis e até técnicos, com visões antagónicas aos métodos modernos de controlo dos animais errantes, com instalações e métodos de funcionamento dos canis absolutamente inaceitáveis, pelo que não se conseguem atingir aqueles objectivos sem antes mudar as estruturas e gestores existentes.
    E a luta por este desiderato acaba por passar para primeiro plano.

  4. cristina Says:

    Eu também agradeço às pessoas envolvidas na campanha pelo seu empenho e desempenho.
    É fundamental as câmaras municipais alterarem a forma como se relacionam com os munícipes para uma maior transparência e gestão dos recursos. A cidade é de todos, mas o poder local comporta-se como dono exclusivo dela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: