APAAE SUGERE CRIAÇÃO DE CONSULTÓRIOS VETERINÁRIOS MUNICIPAIS

Estimada Associação de Protecção Animal:

Temos vindo a incentivar as Associações de Proteção Animal, nossas congéneres, assim como os protetores independentes, para que enviem pedidos á Sra. Ministra da Agricultura no sentido de se criarem consultórios veterinários municipais em todos os Concelhos, de modo concertado e a nível nacional, e serem realizadas esterilizações/castrações em Regime Oficial, a custos justos e controlados, o que não oneraria em nada o Estado Português e criaria uma alternativa ao setor privado, o único recurso disponível, em termos de medicina veterinária, em Portugal.

 Porém, os consultórios veterinários municipais podem ser criados unicamente por vontade política e decisão autárquica. Basta ir uma proposta neste sentido á Assembleia Municipal, apresentada pelo respetivo Presidente da Câmara e veterinário municipal. Essa proposta deverá incluir uma tabela de preços pelos serviços prestados, um horário de atendimento e um local destinado ao mesmo (gabinete). Deverá também ser ressaltada a necessidade de uma tabela especial para munícipes de baixos rendimentos.

 Portanto, se for vontade do executivo camarário, a decisão para a criação do consultório veterinário municipal, pode ser tomada localmente, em sede de município.

 Esta é uma sugestão que as Associações podem apresentar ao respetivo Presidente da Câmara, de quem o veterinário municipal depende diretamente.

 Acreditamos que, se não a nível nacional podemos, Concelho a Concelho, tornar mais acessíveis a todos, os cuidados veterinários básicos a que todos os animais, independentemente das posses financeiras dos seus donos, deviam ter direito e acesso facilitado.

Com amizade, contamos com o empenho de todas as Associações de Proteção Animal para que, se assim o entenderem, levem esta sugestão aos executivos municipais.

Pel’ A APAAE

Maria do Rosário Ferreira de Almeida

2 Respostas to “APAAE SUGERE CRIAÇÃO DE CONSULTÓRIOS VETERINÁRIOS MUNICIPAIS”

  1. Helena Sanches Says:

    Os meus sinceros parabéns pela vossa ideia e espero que se consiga concretizar em todos os Municipios deste Pais.

    Helena Sanches

  2. Ana Martins Says:

    Parece-me uma excelente ideia, daqual deveria advir uma campanha nacional municipio a municipio, orquestrada pelas ass.no terreno em cada municipio e apoiada por todos os outros. 3 questões se me pôem: ´Teem os vet. municipais experiencia necessaria para a esterilização/castração? (Não me parece que tenham pratica clinica alem da vacinação). Existem salas nos canis proprias para tal? Como estes procedimentos poderiam não onerar o erário publico já de si tão depauperado? Por favor respondam. Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: