Canil/Gatil de Lisboa – António Costa anuncia que vai criar a figura do Provedor do Animal

“A Câmara de Lisboa vai criar a figura do Provedor do Animal da cidade. A proposta vai ser apresentada na próxima semana por António Costa em reunião de câmara.

O provedor vai ter em mãos fazer recomendações, receber e tratar as queixas sobre a futura Casa do Animal de Lisboa. Será este, aliás, em breve, o novo nome do canil e gatil da capital.

O espaço vai ter também um grupo de trabalho, liderado pela bastonária dos médicos veterinários, que vai ficar responsável por avaliar as condições da nova Casa do Animal de Lisboa”.

 

6 Respostas to “Canil/Gatil de Lisboa – António Costa anuncia que vai criar a figura do Provedor do Animal”

  1. Maria Eugénia Colaço Says:

    Notícia no “Sol” de hoje, mais circunstanciada:

    “Canil/gatil de Lisboa vai passar a chamar-se Casa do Animal

    O canil/gatil municipal da capital vai passar a chamar-se Casa dos Animais de Lisboa e ter um grupo de trabalho para supervisionar o seu funcionamento, estando também prevista a criação do provedor do Animal, disse hoje fonte da autarquia.
    O novo nome do equipamento ficará estabelecido por despacho do presidente, António Costa.

    De acordo com a mesma fonte, na próxima reunião, prevista para a semana, a maioria liderada pelo PS na Câmara de Lisboa vai propor a criação da figura do provedor, a quem competirá “emitir, de forma independente e imparcial, recomendações sobre o funcionamento da Casa dos Animais de Lisboa e receber e tratar as queixas relativas ao mesmo”.

    Quanto ao grupo de trabalho, irá analisar as condições de funcionamento da Casa dos Animais, identificar boas práticas susceptíveis de serem aplicadas e reunir-se com associações dedicadas à causa animal.

    O grupo de trabalho será constituído pela bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Maria Pedroso, um elemento designado pela bastonária, o provedor a designar e um elemento da Câmara Municipal de Lisboa.”

  2. shana Says:

    Com eleições à porta, vamos às operações de estética e marketing…LOL… e de caminho dá-se emprego a mais uns amigos!
    Se quisessem resolver problemas, tinham bastante para se entreterem :(…começando numa razia de cima a baixo nos funcinários e dirigentes do canil/gatil…perdão do Centro de Recolha Oficial de Animais (irracionais) de Lisboa LOL

  3. Judy Says:

    Ver para crer.. e não se esqueçam de melhorar as condições do Canil/Gatil. Deixem de eutanasiar os animais. Esterilizem-nos. Façam campanhas de prevenção. Punam de verdade o abandono.

  4. Carla Says:

    E isto são boas notícias ou não…fiquei sem perceber…

  5. Maria Eugénia Colaço Says:

    É um bom sinal que o presidente da CML se tenha finalmente dignado virar a sua atenção para a situação vergonhosa do canil/gatil municipal, depois de anos de queixas, de e-mails, de petições, de manifestações, de vigílias e até de processos judiciais. Embora isso deva ter a ver com a proximidade das autárquicas e com a noção de que os votos dos amantes dos animais começam a pesar, é de saudar esta aparente mudança de atitude.

    Mas também me abstenho de deitar foguetes. Depois de tudo aquilo a que tenho assistido, cada vez mais é ver para crer como S. Tomé. E pelo que tenho ouvido e lido, as pessoas não são parvas e está tudo, no mínimo, numa posição de reserva.

    Para já, há uma coisa com a qual não concordo minimamente: com a ideia peregrina de chamar ao canil a Casa dos Animais, por melhores que venham eventualmente a ser as condições.

    Esta ideia vem na linha da política do canil, que era (deixou de ser com a providência cautelar) dizer às pessoas que não abandonassem os seus animais na rua e que os entregassem no canil para adopção. Para adopção! Sabendo nós que, até 2009 (depois disso a câmara não voltou a disponibilizar números), de cada dez animais entrados, sete morriam de doença ou abatidos.

    Um canil, com boas ou más condições, sendo de abate ou não, é um canil, não é um refúgio e muito menos uma casa. A casa dos animais é em casa dos donos.

    Chamar Casa dos Animais ao canil é promover o abandono e sossegar a consciência de quem está só à procura de um pretexto para se desfazer dos seus animais.

    Há uma designação oficial para estes estabelecimentos, que é Centros de Recolha Oficiais de Animais (CROA) — coisa que o canil de Lisboa não tem, porque não está nem pode estar licenciado. Espero que a bastonária da OMV e alguém da DVAG expliquem isso ao tão-adepto-da-cosmética autarca.

    Quanto ao resto, a ver vamos…

  6. Veterinários Oeiras Says:

    A ver vamos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: