Grupo de Lisboa pede ao Presidente da CML que apoie uma “Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa”

Este é o texto do e-mail que seguiu hoje:

Exmo. Sr. Presidente da CML, Sr. Dr. António Costa,

Temos o prazer de trazer ao conhecimento de V.Exª, a proposta de lançamento da “Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa” que apresentámos à CML, na pessoa do Director do canil/gatil Sr. Dr. Luís Veríssimo e à Srª Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários,  Profª Laurentina Pedroso.

O objectivo desta Campanha é o controlo, através da esterilização, da população de gatos silvestres das colónias de Lisboa, De facto, como a própria CML reconhece na apresentação do Programa CER (Captura-Esterilização-Recolocação), implementado no canil/gatil, mas em nível notoriamente insuficiente,  “a captura de animais e a sua occisão não são a maneira mais eficaz de lidar com o excesso de gatos vadios, pois não tem qualquer efeito na origem do problema: o excesso de produção de animais…”

Esta campanha, envolvendo os recursos do Canil/gatil de Lisboa e da sociedade civil ( associações de animais, voluntários individuais, clínicas veterinárias, laboratórios, etc,) permitirá começar a resolver um problema que é insolúvel no quadro da acção isolada da CML –  estamos a falar de uma população que, no conjunto da cidade, se estima que ultrapasse os 40 000 animais – sendo que os  lisboetas amigos dos animais não suportam a forma como são capturados os gatos e as condições em que são mantidos em cativeiro, até ao abate.

Uma proposta com o mesmo objectivo, e no seguimento da aprovação pela AML da suspensão da captura dos gatos em 9 de Fevereiro de 2010, já tinha sido apresentada em Junho do mesmo ano, em reunião com o Vereador  Dr. Sá Fernandes e a Drª Luisa Costa Gomes, não tendo, no entanto, obtido qualquer resposta apesar de nos ter sido prometido que a mesma nos chegaria, no prazo de uma semana, como é suposto ser feito, e a lei, que regula  as relações entre a Administração e os Cidadãos, impõe.

A alteração da política para o canil/gatil anunciada por V. Exª em  Junho p.p., foi recebida pelos milhares de Lisboetas, que ao longo dos anos têm insistido junto de V. Exª para tomar em mãos a solução dos graves e permanentes atentados ao bem estar e saúde dos animais cometidos no canil/gatil,(que a aceitação da providência cautelar pelo Tribunal veio comprovar de forma inequívoca) com regozijo mas também com uma expectativa contida.

Consideram , geralmente, como muito positiva a  constituição de um Grupo de Trabalho com a finalidade de identificar boas práticas para o canil/gatil e de auscultar as entidades da cidade ligadas à causa animal cujos contributos não podem ser desprezados.

No entanto,  a consistência desta politica dependerá do que for feito a montante do canil/gatil, junto dos animais da cidade e dos seus detentores, de forma a evitar a entrada descontrolada de animais que arrasará todas as intenções expressas por V. Exª de transformar o canil/gatil numa Casa do Animal de Lisboa e dar assim o exemplo ao país que se exige de uma capital.

Com efeito, para que Lisboa possa vir a anunciar que se tornou um município onde não se fazem abates de animais é necessário implementar medidas com efectiva eficácia que limitem a entrada de animais no canil/gatil às situações de emergência.

Esperamos que  V. Exª acolha positivamente esta proposta e que dê orientações concretas aos responsáveis pelo canil/gatil para que iniciem rapidamente um processo negocial com vista à sua concretização.

Esta proposta implica esforços acrescidos para os defensores da causa animal de Lisboa que os enfrentarão com o ânimo e perseverança de quem quer contribuir decisivamente para o bem estar dos animais da cidade.

Com os melhores cumprimentos,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: