Lisboa – Relato da visita ao canil/gatil , realizada a 12 de Setembro 2013

Nova responsável técnica entrou em funções nesta data.

Duas voluntárias do Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização deslocaram-se ao canil/gatil de Monsanto, numa visita sem marcação prévia, na passada quinta feira dia 12 de Setembro.

As obras avançaram, podendo ver-se o espaço do futuro gatil e as novas boxes para os cães. Os animais continuam albergados nos antigos canis 1, 2 e 3 e no gatil, que continuam iguais em termos de infra-estrutura. A cerca da zona reservada aos cães que são propriedade do canil continua também igual e tinha dentro os 3 cães do canil.

No canil 1 encontravam-se 20 cães e 7 cachorros (4 dos quais com a mãe), um número muito superior comparativamente aos das anteriores visitas, a penúltima das quais em 16 de Abril 2012, em que havia 4 cães. Desde a providência cautelar que não encontrávamos um número tão elevado de cães na ala fechada ( canil1).

As imagens recolhidas podem ser vistas aqui (foto3, foto4,foto5)

As razões para este facto são desconhecidas. Podem fazer-se várias suposições: mais abandono por efeito da crise, menos abates, pessoas que entregam animais, induzidas em erro pela mudança de nome do canil/gatil para Casa dos Animais o que leva a crer que os abates vão desaparecer e que as condições de alojamento melhoraram.

Apesar de na portaria estar afixada uma nota sobre a proibição, decretada pelo Tribunal, do canil/gatil aceitar animais entregues pelos donos até à conclusão das obras, na placa colocada no exterior, está escrito : RECEÇÃO DE ANIMAIS : 24H/DIA. Esta informação carece de correcção urgente.

No canil 2, em que as celas são muito pequenas (1 a 2 m2) e sem o menor conforto, pois os animais não têm qualquer espaço próprio para se deitarem nem qualquer cama, tendo de o fazer no lajedo onde também urinam e defecam, encontravam-se 10 cães. Estes animais encontram-se em quarentena por suspeita de raiva, pois apesar de esta doença estar erradicada do país desde 1960, continua em vigor a Portaria 81/2002, que estabelece o sequestro durante 15 dias de animais agressores ou agredidos. Assim, qualquer cão de um munícipe que seja simplesmente mordido por outro pode vir a encontrar-se detido naquele espaço, assim como o agressor. Uma situação a exigir revisão urgente por quem de direito. Quando ? …

No canil 3 estavam 43 cães de todos os portes. Dez encontravam-se sozinhos e havia 9 boxes com 2 cães, 2 com 3 e apenas 1 com 4 e outra com 5.

Por conseguinte, ao todo estavam no canil 73 cães, machos/fêmeas, e 7 cachorros.

Quanto aos gatos, constatou-se um aumento em relação a todas as visitas efectuadas depois da providência cautelar (36 em Abril/2012, 22 gatos e 13 gatos em Dezembro 2011). Há neste momento 40 gatos no antigo gatil e mais 23 no antigo espaço de recobro e do programa CER que está a servir de área de quarentena para os gatos que não existia aquando da última visita em 2 de Maio de 2013, facto que foi participado ao tribunal na altura. Fica assim sem se perceber onde são agora feitos os recobros de cirurgias e de programa CER.

É preocupante, a existência de tantos animais no canil/gatil quando conhecemos as dificuldades porque passa o processo de adopção neste momento. É ilusório pensar que se vão colocar todos estes animais em famílias facilmente. Limitar as entradas de animais no canil/gatil deve ser o objectivo a nortear a acção de todos os que se preocupam com os animais da cidade.

Neste mesmo dia entrou em funções a Srª Drª Marta Videira, nova responsável técnica pelo canil/gatil. Estavam também presentes nas instalações, o Sr. Dr. Luis Veríssimo e a Srª Drª  Elisabete, que se mostraram disponíveis para receber as propostas do Grupo de Lisboa da Campanha de esterilização e acompanharam parte desta visita, tendo ficado aprazada uma reunião, tão brevemente quanto possível, entre estes responsáveis e o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização.

Este Grupo de cidadãos deseja o maior sucesso à nova direcção do canil na mudança de paradigma da política de abates e de falta de condições de salubridade, para um canil eficiente e que, protegendo os animais, obtenha a confiança dos munícipes.

5 Respostas to “Lisboa – Relato da visita ao canil/gatil , realizada a 12 de Setembro 2013”

  1. Bia Says:

    Nem sei o que diga! Estive lá no domingo e quis adotar um cãozinho (preto) que está la sala de recuperação, segundo o funcionário. Na altura estava preso a uma corrente lá fora com mais outro castanho. Disseram-me que não era par adotar, visto a dona já velhota estar a pagar ao dia para ele lá estar a tratar-se? Coitadinho, partiu-me o coração aqueles olhinhos ao verem ir-me embora depois de lhe fazer festinhas. Segundo me disseram, a dona tem mais cães e foi notificada por não os poder ter todos em casa. Este, acho que até estava em muito mau estado de tratamento pela dita dona. Pergunto eu: será que depois de tudo ainda irão ter coragem para o devolver à dona e quando? Se ela não o pode ter por perto? Voltaria a tratá-lo mal pela certa. Não mo deixaram trazer. Fiquei triste e recordo o seu olhar, como que a suplicar-me que o tirasse de lá. Enfim…

  2. campanhaesterilizacaoanimais Says:

    Porque não volta lá para tirar a limpo a situação ? Talvez falar com a nova responsável técnica, Drª Marta Videira.

  3. anabela carvalho sampaio nunes Says:

    O caozinho de que fala a Bia tem dona que está internada, é o Kiko, também já lá esteve uma amiga minha para o adoptar

  4. Patrícia Says:

    Seguramente enquanto não disponibilizarem para as famílias assalariadas um preço acessível para a esterilização dos seus animais, continuarão aparecendo mais e mais ! Não é mágica, é uma questão de bom senso … Facilitem financeiramente os procedimentos para evitar a proliferação de animais ! Esse sem dúvida é caminho mais adequado para a consciencialização

  5. anabela carvalho sampaio nunes Says:

    Olá patricia, a esterilização ou castração dos animais adoptados no canil de Lisboa, é gratuita, assim como a colocação de chip e a vacina antirábica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: