Canil da Figueira da Foz- em 2013 foram abatidos ou morreram por doença perto de 400 cães

09-01-2015Figueira da Foz, Coimbra, 09 jan (Lusa) – O número de cães e gatos recolhidos pelo Centro de Recolha Animal da Figueira da Foz (CRAFF) aumentou 62 por cento entre 2012 e 2014 e a percentagem de animais entregues aos donos caiu, anunciou hoje a autarquia.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal assinala que em 2012 o número de animais recolhidos foi de 414, aumentando para 538 em 2013 e 672 o ano passado, quase dois por dia.
No mesmo período, a percentagem de animais entregues aos respetivos donos ou a novos proprietários caiu dos 21 por cento em 2012 para 17 por cento em 2014, embora o número de entregas e adoções tenha aumentado (de 86 para 114), dado o maior volume de animais recolhidos.
Na nota, a autarquia refere que houve “um aumento importante do abandono de animais, e/ou maior falta de cuidado no seu abrigo, permitindo que estes fujam”. Assinala ainda que os animais não reclamados ou adotados “acabam por ser eutanasiados ou morrerem naturalmente, pois muitos estão doentes quando entram no CRAFF”.
“O que se verifica no concelho da Figueira da Foz é um reflexo do flagelo que se estende a todo o país, que é preocupante e merece um cuidado e uma atenção especial de toda a população”, sustenta a Câmara Municipal.
A autarquia frisa ainda que tem vindo a realizar um conjunto de protocolos com associações ligadas à proteção animal “com o objetivo de inverter e minimizar a situação”, nomeadamente no controlo de animais errantes, promoção de adoção e prévia esterilização, campanhas contra o abandono e criação de melhores condições de bem-estar “para todos os animais alojados no CRAFF e em especial dos adotáveis”.

2 Respostas to “Canil da Figueira da Foz- em 2013 foram abatidos ou morreram por doença perto de 400 cães”

  1. Ana Fernandes Says:

    é uma tristeza saber que as próprias Autarquias, não fazem acções de sensibilização, para apoio e protecção dos nossos amigos Animais ……inclusivamente, poderiam efectuar este tipo de campanhas, nem que fosse sazonalmente, com a ajuda dos estudantes, as escolas …… ( só se lembram de fazer promessas quando andam nas propagandas, mas que nunca são cumpridas ) ….e em vez disso, preferem abater ou deixar morrer os Animais – É VERGONHOSO……

  2. Paula Santos Says:

    LAMENTÁVEL E VERGONHOSO COMO O NOSSO PORTUGAL TRATA SERES VIVOS, SEM RESPEITO SEM DIGNIDADE…SEM AMOR! QUANDO ASSIM É NUNCA SERÁ CAPAZ DE EVOLUIR VERDADEIRAMENTE!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: