Beja – Canil Intermunicipal da Amalga, em 2010, abateu 86% dos gatos e 44% dos cães entrados.

Em 2007, a Câmara Municipal de Beja optou pelo silêncio como resposta ao requerimento enviado pelo Deputado Luís Carloto Marques, no âmbito de uma iniciativa da Associação pelos Animais.

Em 2011, na resposta ao Requerimento do CDS, tentando ocultar a realidade, refugia-se em percentagens, apesar de no ponto 6, artigo 28º (Recepção/Identificação e Registos Obrigatórios de Animais) do Regulamento do Canil Gatil intermunicipal de Amalga ( em anexo) constar:

Registo Mensal do Movimento de Animais do CAGIA — Até ao dia 10, do mês seguinte, a Secretaria do CAGIA deve elaborar um mapa relativo ao movimento mensal de animais do CAGIA (datas de entrada, nascimentos, óbitos e, ainda, datas de saída e destino dos animais), por espécies, conforme modelo em uso no CAGIA.”

Donde se conclui que a omissão dos números ( bastava dar os números das entradas no canil dos cães e dos gatos para ser possível passar das percentagens para o número de animais abatidos, adoptados) foi propositada e não por falta de informação. E quem oculta algum receio tem.

Assim, o movimento do canil referido no documento resume-se a:

Cães

Adopção – 24%

Abate – 44%

Regresso aos donos – 6%

Gatos

Adopção – 14%

Abate – 86%

A baixa taxa de adopção e a elevada taxa de abates, sendo no caso dos gatos uma autêntica chacina, que devia envergonhar os responsáveis, reflectem a ausência de uma política de promoção da esterilização, da adopção e de educação e sensibilização da população.

Apesar das condições existentes no CAGIA cumprirem todos os requisitos previstos na legislação em vigor e de estar licenciado, todos sabemos que tal não significa que os direitos dos animais sejam respeitados, a começar pelo direito fundamental do direito à vida.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: