Resposta da Câmara de Odivelas

No seguimento da comunicação apresentada por V. Exa., a qual mereceu a nossa melhor atenção, de acordo com os nossos serviços do Parque dos Bichos, informa-se o seguinte:

O Parque dos Bichos, Centro Oficial de Recolha Animal do Concelho de Odivelas, funciona desde outubro de 2010 e já acolheu mais de 1000 animais, maioritariamente cães, mas também alguns gatos, apesar de não dispor da valência de gatil. Ao todo, desde o início da atividade do Parque, já foram adotados 933 animais, conforme se pode verificar pelo gráfico abaixo.

 Aqui

Desde sempre com a adoção como bandeira, o Parque dos Bichos estabeleceu parcerias com algumas entidades, com vista a proporcionar ao adotante benefícios no cuidado ao novo animal. Assim, uma loja de animais parceira oferece ao animal adotado um voucher de desconto e ração. Com vista a garantir uma sociabilização adequada dos animais, o Parque dos Bichos estabeleceu uma parceria com uma associação de treino, que oferece 10 aulas a cada cão.

Por fim, sendo talvez a maior mais-valia, o Parque dos Bichos oferece a esterilização de todos os animais adotados.

O Parque está sob a alçada do Gabinete Veterinário Municipal, do qual também faz parte o Consultório Veterinário Municipal (CVM).

O CVM existe desde 2002, é um equipamento pioneiro no país e, de acordo com a informação de que dispomos, Odivelas é o único município com um equipamento deste género. Desde a sua criação, o CVM foi sempre além dos procedimentos obrigatórios por lei, nomeadamente a vacinação antirrábica e identificação eletrónica de canídeos. No CVM são efetuadas cirurgias diversas, tratamentos, vacinação, entre muitos outros. Acresce ao referido, o facto de o Consultório ter tido sempre um tarifário diferenciado para munícipes que comprovem auferir de rendimentos iguais ou inferiores ao ordenado mínimo nacional, pagando, neste caso, apenas 20% do valor dos atos médicos.

O CVM não tem serviço de urgência, mas sempre que, por motivo de doença, algum dos animais dos utentes necessite de intervenção cirúrgica inadiável, é-lhe dada primazia perante os restantes que aguardem o agendamento deste ato médico-veterinário.

Com todos os benefícios referidos anteriormente, é natural que a procura dos serviços do CVM seja muita, o que, naturalmente, faz crescer o tempo de espera para cirurgias de esterilização. Esta questão vista em números traduz-se da seguinte forma, no que diz respeito ano de 2016:

Consultas Vacinas Tratamentos Cirurgias de animais com dono Esterilização de adotados no Parque dos Bichos
2088 1040 755 143 Machos Fêmeas
        15 26

No que diz respeito à esterilização de gatos errantes, também referente ao ano transato, temos a seguinte distribuição:

Fêmeas Machos
46 26
   

 

Todos estes serviços são coordenados pela Médica Veterinária Municipal que, para além destas competências, acumula as de Autoridade Sanitária Veterinária Municipal e é a única profissional da área ao serviço no Gabinete, tendo, para além do atendimento ao público e das restantes atribuições, realizado 256 cirurgias no ano de 2016.

A aprovação da Lei nº 27/2016, nomeadamente na redação do nº1 do Artigo 3º, introduz a obrigatoriedade de realização das cirurgias de esterilização dos animais adotados num prazo de 15 dias. Contudo, o mesmo diploma dá um período de dois anos para que os centros de recolha oficial se adaptem às novas regras.

Neste sentido, o Gabinete Veterinário está já a desenvolver esforços para a contratação de um novo médico-veterinário (procedimento que tem estado congelado, fruto das contingências económicas que o país tem vindo a atravessar), bem como a introduzir algumas alterações ao programa de esterilização de animais errantes, com vista a dar uma resposta mais célere e eficaz em ambas as situações.

Sempre disponíveis, e também perto de si em www.cm-odivelas.pt e na rede social facebook, apresentamos os nossos cumprimentos.

Mª João Nabais

Médica Veterinária Municipal e Coordenadora do GVM

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: