Pedido à OMV que organize uma campanha de cheques veterinários gratuitos para esterilizações

E-mail enviado hoje, dia 19 de Junho, ao Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários

 

Assunto – Fim dos abates nos canis (Lei 27/2016)– Pedido de colaboração à OMV através de cheques veterinários gratuitos para esterilização

 

Exmo Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Dr. Jorge Cid

 

A Lei 27/2016 de 23 de Agosto determina a proibição da utilização do abate, a partir de Setembro de 2018, para controlar a população de cães e gatos errantes e abandonados. É assim posto, finalmente, termo a uma situação escandalosa, chocante, que sacrificou inutilmente centenas de milhares de cães e gatos saudáveis.

No entanto, se o objectivo da Lei é claro e justo, as medidas de esterilização aí consagradas afiguram-se a esta Campanha como insuficientes para reduzir o abandono e a entrada de animais nos canis a ponto de, uma vez abolido o abate, estes serem sustentáveis.

Por esse facto, lançámos, no dia 14 de Maio, uma petição aos Ministros Adjunto e da Agricultura, cujo titulo “Lei 27/2016 – É urgente o lançamento de campanhas de esterilização” sumariza o que consideramos essencial concretizar, no mais curto espaço de tempo, a saber, campanhas de esterilização para os animais dos munícipes carenciados. A petição conta neste momento com 4 635 assinaturas  e aguardamos a marcação de reunião com as Secretarias de Estado da Agricultura e Alimentação das Autarquias Locais para procedermos à respectiva entrega.

Este e-mail que dirigimos a V. Exª tem a finalidade de apelar à Ordem que organize uma campanha de cheques veterinários gratuitos para a esterilização de cadelas (o procedimento mais urgente) a serem oferecidos às Câmaras Municipais, segundo os critérios por vós definidos. Acção que se encontra perfeitamente em sintonia com as declarações de V.Exª aos orgãos de comunicação social em 11 de Abril passado em que se disponibilizou  “para apoiar os municípios na implementação da lei que proíbe o abate de animais, nomeadamente através da realização de tratamentos gratuitos, como a vacinação, desparasitação e esterilização”.

O movimento associativo, no seu conjunto, tem sido, até hoje, o grande contribuinte, em fundos e em trabalho, para a contenção do crescimento da população de cães e gatos.

São necessários, agora, outros contributos sendo, certamente, os médicos veterinários outro dos pilares desse processo.

Na expectativa de uma resposta positiva da parte de V.Exª,  apresentamos os melhores cumprimentos

Anúncios

6 Respostas to “Pedido à OMV que organize uma campanha de cheques veterinários gratuitos para esterilizações”

  1. FatimaRangel Says:

    Sou em absoluto acordo. É urgente controlar a população gatil e canil para , pelo menos, evitar as mortes desnecessárias crueis/violentas destes seres adoráveis.

  2. Maria del pilar Says:

    Castrar e o sterilizzare e la più civile delle opzioni per contenere la crescita del tutti gli animali inclusi gli umani.

  3. Luisa Gandra Says:

    Estou de acordo. É a única solução para controlar as populações de animais e para conseguir que não haja necessidade de abates que são cruéis. Os animais não tem culpa de ser abandonados. Tem direito à vida.
    Inicialmente pode ser dispendioso mas num futuro próximo muito dinheiro será poupado. Além de que se todos os Veterinários aderissem seria “barato”.

  4. Carla Costa Says:

    Seria um mundo perfeito se nenhum ser vivo de nenhuma espécie fosse abandonado e mal tratado. Mas este infelizmente não é um mundo perfeito e cabe a cada um de nós fazer um esforço para o melhorar. Espero realmente que esta carta tenha uma resposta positiva e que as medidas sugeridas se tornem uma realidade rapidamente.

  5. Maria Alice Roque Says:

    Acho que é uma ideia util e urgenye, com pés e cabeça, Os meus parabéns, so espero que esta carta carta vá parar a pessoa certa e que compreenda o problema dos nossos animais. Bem Hajam

  6. Carla sofia veiga da costa mesquita Says:

    Gostei muito da vossa intervenção mais uma vez estao de parabens. So falta saber se tudo isso for aprovado, se a entrega de alimentos a familias carenciadas que tenham animais de estimação lhe será mesmo destinada ou se os munícipes entregam a quem lhes da mais jeito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: