Distrito Setúbal: A-G – novidades

12 Respostas to “Distrito Setúbal: A-G – novidades”

  1. caiado Says:

    ALMADA

    Prezados colegas da Campanha de Esterilização

    No dia 02 Dez 2009 uma delegação de seis almadenses, representando localmente os mais de 3.000 peticionários por esta Campanha de controlo da população de animais de companhia (cães e gatos) interviu na sessão de Câmara.

    A colega peticionária Maria Gonçalves leu o documento aprovado pelo grupo local, documento esse que teve em consideração as particularidades da situação animal existente no concelho.

    Devemos referir que, em cumprimento desta estratégia de negociação com o executivo autárquico, o grupo de Almada organizou-se de forma a visitar previamente as instalações do canil municipal (Almada não tem gatil municipal) de forma a inventariar a população aí cativa, referenciando um total de 28 canídeos (adultos e crias).

    Esta acção, que contou com a presença dos elementos Maria Gonçalves, Octávia, Eduardo Amaro e Caiado, destinava-se a evitar a tentação que os canis municipais têm em eliminar canídeos e felídeos de aspecto maltratado.

    Assim, estiveram presentes na sessão de Câmara de Almada, os elementos Maria Gonçalves, Octávia, Lúcia, Tânia, Eduardo Amaro e Caiado.

    Após a leitura do documento, cuja cópia foi entregue à mesa, assinada presencialmente por cada um dos seis elementos da Campanha local, a presidente da Câmara entregou a resposta ao responsável pelo pelouro

    Departamento de Recursos Humanos
    Direcção de Projecto de Saúde Segurança e Bem-Estar no Trabalho CMA/SMAS
    Serviços Municipalizados de Água e Saneamento

    de seu nome Rui Martins.

    Este vereador mostrou-se sensível às propostas contidas no documento submetido à mesa, declarando que há intenção de implementar a esterilização de animais de companhia nas instalações do Canil Municipal de Almada – actualmente a sofrer obras de aumento de area.

    Rui Martins concordou com o preâmbulo do documento da Campanha local, onde se refere as características próprias da realidade dos animais ditos ‘errantes’ do concelho de Almada e concordou com o grupo local quando no texto é claramente dito que “os animais nascem livres e devem continuar como tal”.

    Esta é considerada a nossa maior ‘vitória’ em relação à pressão que planeámos exercer sobre o pelouro da Higiéne Urbana (que em Almada assume outra designação) e que está na base de tudo o que é capturas, abates e perseguição violenta por parte dos funcionários municipais sobre animais indefesos e que integraram nas suas rotinas serem alimentados e cuidados por munícipes anónimos, apesar de permanecerem livres no espaço público e constituindo o melhor cartão de visita para a imagem de uma Câmara Municipal respeitadora dos Direitos dos Animais.

    Como se tratou de uma primeira reunião, que felizmente e, por se destinar sobretudo à aprovação do Orçamento Municipal, contou com todo o elenco eleito, o grupo de Almada tinha quase que por objectivo principal apresentar-se e ao tema da Esterilização.

    Neste sentido, a acção obteve total sucesso.

    Continuamos a preparar novas acções para a implementação da Esterilização de Cães e Gatos no concelho de Almada, focando sobretudo nos animais já detidos por munícipes ou dados para adopção no Canil Municipal. Não nos referimos aos chamados “animais de rua” pois isso seria o pretexto para os serviços camarários integrarem mais tarefeiros e procederem à perseguição de canídeos e felídeos que vivem livremente nos espaços livres de Almada – que felizmente, ainda tem muitos.

    Entendemos que o controle da população “de rua”, no sentido da sua esterilização e controle do aumento populacional, deve ser feita pelos cidadãos, sob a supervisão do grupo desta Campanha pois é a única forma de garantir um tratamento não-violento, o acompanhamento da cirurgia e a restituição do animal ao seu espaço. Enfim, o seu inalienável Direito à Vida.

    Desejamos os melhores sucessos nas vossas campanhas por Portugal

    O grupo de Almada da Campanha de Esterilização de Cães e Gatos

  2. albano silva Says:

    Bom dia caros peticionários informo que demos inicio no BARREIRO á recolha de assinaturas para apoio á petição que levaremos á assembleia municipal do nosso concelho
    agradeço a quem for municipe do BARREIRO ou tenha amigos familiares etc que o sejam que divulgue esta acção .Estamos a distribuir panfletos por lojas de animais , clinicas VETS cafés etc .em alguns casos tem havido relutancia em deixar-nos afixar os panfletos . Esperamos que se houver perguntas pelo mesmo por parte dos clientes se venha a tornar mais fácil

    OBG albano silva

  3. albano silva Says:

    BALANÇO DA CAMPANHA
    CONFORME PEDIDO AQUI VAI O BALANÇO DO GRUPO DO BARREIRO
    dos elementos que se inscreveram 2 nunca deram sinal de vida, outros 2 por motivos varios desistiram de dar sinal
    ALGUMAS PESSOAS TROUXERAM OUTRAS QUE NÃO SE INSCREVERAM houve 2 reuniões do grupo
    NESTE MOMENTO SOMOS 5 PESSOAS ACTIVAS NA CAMPANHA
    ESTAMOS EM FASE DE RECOLHA DE ASSINATURAS PARA APOIO DA PETIÇÃO QUE PRETENDEMOS LEVAR Á ASEMBLEIA MUNICIPAL

  4. albano silva Says:

    GRUPO DO BARREIRO balanço actualizado
    caros amigos dos animais ,continuamos a recolha de assinaturas de apoio á petição que levaremos oportunamente á assembleia do nosso concelho.
    No sabado estivemos no FEIRA NOVA com a recolha de donativos do SOS BICHARADA e lá recolhemos umas dezenas de assinaturas , apesar do tempo não ajudar até na disposição das pessoas
    agradecemos a disponibilidade de todos inclusive daqueles que não puderam assinar por não serem municipes do BRR , a esses sugiro que tentem saber se existe grupo da campanha no seu concelho e até se para isso tiverem disponibilidade e motivação a formarem um grupo, caso não exista . podem pedir esclarecimento para a ORG da campanha <> BEM HAJAM

  5. albano silva Says:

    O DESTINO DOS ANIMAIS É MUITO MAIS IMPORTANTE PARA MIM DO QUE O MEDO DE PARCER RIDICULO

    EMILE ZOLA

  6. Maria Osvalda Arez Gonçalves Says:

    Estamos perto companheiros. Apelo àqueles companheiros que gostam de animais (e que é a maioria) que dêem um bocadinho do seu tempo e do seu saber para a causa animal.

  7. maria dores Says:

    E formidavel o vosso movimento para ajudarem os animais!…
    Mas pergunto, quem se encarrega de limpar os restos, as urinas e outras fezes?…
    Gosto de animais, ja tive dois gatos e, animais formidaveis, eram independentes mas faziam uma companhia de grande qualidade…

    Estou confrontada a uma situaçao onde os “munícipes anónimos”, que nem sequer sao moradores desta rua, vêem depositar comer para animais numa entrada da porta de uma casa nao habitada ha ja algum tempo, e que é mesmo ao lado da minha habitaçao.

    E no meu quintal que os animais vêem fazer as suas necessidades.
    E na minha entrada que ficam espalhados na rua as embalagens de supermercado em esferovite e as garrafas de plastico cortadas.
    E sobre o asfalto a minha entrada que ficam os restos que depois os caes, pombos, gaivotas vêem comer.

    Depois chegaram as baratas… E ja tenho o quintal cheio delas, à noite ja passeiam pela estrada, e ja matei uma que tentava entrar pela janela…

    Pedi, tentei fazer ver, avisei ja alterada, e consegui que os que moram perto parassem de o fazer. Mas pessoas que moram a pelo menos 2 ruas mais longe, insistem em vir, com uma atitude provocadora, afirmando pertencerem a SPA, e fui no outro dia insultada e provocada.

    Nao vou deixar esta situaçao prolongar-se. A lei diz que nao devemos alimentar animais de rua, que as camaras devem cuidar dos animais errantes (como??? lamento muito se de maneira violenta) mas peço-vos que EDUQUEM esses “munícipes anónimos”, pois estou sem saida e quem vai sofrer sao os animais… LAMENTO MESMO…

    Eu pedi para levarem essa colonia para outro sitio, nao vou viver na sujidade e no terror de ser insultada pelos amigos dos animais so por que quero PAZ e limpeza. Ha meses que ando a lutar por isso.

    Dessa maneira, so prejudicam os animais, esperam que tenham consciência disso…

  8. Ana Matrena Says:

    Boa tarde Maria das Dores

    A situação que relata é infelizmente o dia a dia de muitas das colónias de gatos de rua.
    O conflito e a intolerância de um ou ambos dos lados que acabam com a paciência de muitas pessoas e prejuducam irremediavelmente os animais errantes.

    A existência de gatos no espaço urbano contribui bastante para o controlo de roedores e se estiverem esterilizados os maus odores e os ruídos são extraordinariamente reduzidos.

    Para manter os gatos afastados do seu quintal pode colocar cascas de laranja ou limão na terra/vasos e lavar com lixívia as zonas que estiverem pavimentadas, os gatos não gostam de nenhum dos odores.
    Nas lojas de animais vendem-se alguns repelentes em spray também.

    Se as pessoas que alimentam a colónia se identificaram como pertencendo à SPA contacte essa associação direcatmente e transmita-lhes a sua preocupação.
    Solicite que iniciem a esterilização da colónia com a maior brevidade. Se puder ofereça um contributo para o pagamento dessas esterilizações.

    Devem alimentar os gatos de rua apenas com ração seca que não atrai outros animais. Se quiserem dar latinha ou comida cozinhada terão que retirar tudo o que não for comido no momento e deixar apenas recipientes cobertos com ração e água.

    Pode transmitir-lhes as regras do Programa CER que está implementado em Lisboa e que tem contribuído para estabilizar as relações entre protectores de animais errantes e moradores vizinhos, disponíveis no seguinte link.

    http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=993

    Desejo que alcance a Paz e limpeza por que anseia em breve e em harmonia com esses gatinhos que por aí vivem decerto livres e felizes.

  9. albano silva Says:

    BOA TARDE

    já por varias vezes deixei aqui comentarios que após foram eliminados
    devo dizer que nunca deixei comentarios ofensivos fosse de que genero fosse apenas disse algumas verdades que talvez incomodassem as orelhas dos
    assim pergunto
    ESTE SITE É CENSURADO ??? OU TÊM RECEIO DE MELINDRAR OS SRS POLITICOS ???

  10. albano silva Says:

    MAU DIA
    PORQUÊ MAU DIA
    antes de começar aqui a escrever entornei o café sobre o teclado , porque estou nervoso porque tenho raiva porque tenho vergonha da especie humana
    HOJE DE MANHÃ E MAIS UMA VEZ UM CANITO TIPO PARTOR ALEMÃO JAZIA NA BERMA DA A2 como sabem as vias rapidas agora têm vedação mas se os animais não podem entrar tambem não podem sair SE EU ESCREVESSE AQUI A MINHA IRA ESTE COMENTARIO NÃO SERIA PUBLICADO, ASSIM SÓ PERGUNTO , ATÉ QUANDO CONTINUARÃO A PERMITIR ISTO SENHORES DRS/ENGS/POLITICOS ????????

  11. maria santana Says:

    Boa tarde,
    O porquê de os politicos não resolverem este problema da defesa dos animais, é porque eles não dão votos, é tão simples quanto isto! Por isso, as vozes começam a levantar-se, é URGENTE NÂO PARAR! Ghandi dizia que a NOBREZA DE UMA NAÇÃO CONHECE-SE PELA MANEIRA COMO TRATAM OS SEUS ANIMAIS.

  12. albano silva Says:

    bom dia
    ontem dia 14 o grupo do barreiro entregou na assembleia municipal uma petição a favor da campanha apoiada por 1285 assinaturas de municipes e cujo texto enviei á organização deste site para publicação , de qualquer modo julgo que será possivel ver a gravação da intervenção no site da CMB cujas assembleias são agora transmitidas on-line e gravadas para observação posterior
    bem hajam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: