Distrito Aveiro – novidades

ÁGUEDA

Relativamente ao município de Águeda, o grupo de Águeda teve duas reuniões com o Presidente da Autarquia, Dr. Gil Nadias. O Presidente pediu-nos a elaboração de uma proposta para a esterilização de animais domésticos de pessoas necessitadas que envolva a Autarquia, a Associação de Amigos dos Animais de Águeda (AAAA) e o Hospital Veterinário do Baixo Vouga. Esta proposta está a ser elaborada para ser apresentada brevemente e esperamos que se possa estender à esterilização de outros animais como aqueles do canil municipal doados para adopção.

Luisa Pereira

19 Respostas to “Distrito Aveiro – novidades”

  1. manuela Bastos Says:

    Aveiro, amanhã dia 17 de Novembro 2 elementos do grupo de Aveiro vão à Assembleia Municipal de Aveiro pedir formalmente que seja introduzida na Agenda da próxima Assembleia o assunto que qertendemos ver discutido. A proxima Assembleia reune no próximo dia 20.
    esta acção foi tomada de acordo com as indicações dadas pela propria assembleia.

    Manuela Bastos

  2. manuela Bastos Says:

    Para conhecimento do grupo aqui vai o relatório da primeira reunião com a Assembleia Municipal de Aveiro no dia 20 deste mês. Foi nossa representante e oradora a Dª Armanda Ribeiro juntamente com a Dª Isabel a quem agradeço pessoalmente o trabalho realizado.
    espero que fiquem satisfeitos e contamos com todos para as próximas intervenções.
    este texto vai ser colocado no site para a zona de Aveiro. Aguardamos comentários😉

    Obrigada

    Deu-se o início da sessão pelas 20h30 e, em primeiro lugar, o Presidente da mesa da Assembleia felicitou-se da participação da cidadania nesta primeira reunião, pela presença dos representantes do grupo dos cidadãos envolvidos no programa de esterilização.

    A D. Armanda interviu durante +/- 5 mn( muito espontâneamente ) e expôs a urgência da colaboração da Municipalidade, pois os esforços das pessoas particulares voluntárias estão a tornarem-se incomportáveis e de toda a forma não conseguem chegar a todos os animais abandonados, pois sem reduzir na base a procriação pela esterilização , o problema mantém-se e cada vez pior e relembrou o ciclo reprodutivo de uma cadela ( deu o exemplo de 1 cadela têm x cachorrinhos de x em x tempo, cachorrinhos estes que depois também vão procriar…é exponencial…)

    Informou os presentes que a petição tinha recolhido 3800 (? é isso não é) assinaturas, apresentou os 3 pontos do programa, e disse que já tínhamos veterinários dispostos a colaborar .

    A plateia dos representantes partidários acolheram bem a ideia, o BE disse que este assunto já estava inserido no programa deles, e quem falou mais mais foi o representante do PSD, que reconheceu a urgência da situação ..

    O Sr Presidente da CMA veio falar com a D.Armanda e indicou-lhe que ligasse para ser agendada uma entrevista particular para melhor entrar nos pormenores da acção de esterilização pois o intuito da intervenção na Assembleia Municipal foi de apresentar à Assembleia a ideia e as linhas gerais do programa .

    Entretanto marcamos a reunião com a secretaria do presidente da câmara que nos ficou de informar o dia e a hora. ser-vos-à comunicado entretanto local, hora e data.

  3. Carla Says:

    Fico à espera de mais novidades, resultantes dessa reunião…Não se pode é deixar QUE O ASSUNTO CAIA NO ESQUECIMENTO…Muitas foram as vezes que escrevi a este autarca, sem obter resposta. Portanto, espero com curiosidade o resultado desta reunião…alimentando também muitas esperanças, pois à semelhanças de tantas outras cidades do pais, também em Aveiro a calamidade de animais abandonados e presos a cadeados minúsculos a casotas sem qualquer condição, é bastante marcante… e angustiante!

  4. Manuela Bastos Says:

    boa noite. tenho que vos dizer que estou satisfeita por ver estes assuntos discutidos entre pessoas que se preocupam em fazer algo, é muito positivo e importante.
    Fizemos ja uma reunião mais ou menos informal com o presidente da câmara Dr. Elio Maia. devo aqui deixar o meu agradecimento por nos ter recebido tão bem, bem como ao nosso projecto. irá ser nomeado, a nosso pedido, um membro da câmara para nos acompanhar no projecto que vamos apresentar formalmente. Tambem discutimos já algumas possibilidades boas. como podem imaginar este projecto não aparece feito do dia para a noite nem pode ser implementado ao mesmo tempo em todo o lado, por essa razão propusemos uma freguesia piloto onde começaremos a esterilizar e a fazer levantamentos e veremos os erros, as diculdades e os pontos fortes. depois de termos chegado a bom termo então é só aplicar o sistema em todas as outras freguesias. esta proposta parte da experiência que temos com abandonos, com autarquias e com juntas. seria, a nosso ver impossivel poucas pessoas fazerem tudo ao mesmo tempo. espero que concordem. senão estamos abertos a todas as sugestões. não vamos deixar cair este projecto mas tambem precisamos que as pessoas se envolvam pessoalmente nas suas zonas. isto é muito importante. não podemos esperar que as camaras ou os outros façam tudo por nós. temos todos que intervir. bem haja por participarem neste projecto.

    Boa noite e até breve…repito que quem quiser participar só tem que se inscrever e aparecer🙂

  5. Maria Estela Rodrigues Martins Says:

    Talvez a Assembleia Municipal de Aveiro tenha acolhido bem as propostas apresentadas. Mas ainda não vi da parte da Câmara resultados nenhuns.
    Basta ver o que se passa no canil municipal de Aveiro, onde animais (cachorros e cães adultos) doentes são mantidos em jaulas juntamente com animais saudáveis. Por causa disto só na 1ª semana de Fevereiro morreram 3 cães com parvovirose. E se não morreram mais, foi porque foram de lá retirados vários cachorros, alguns dos quais também com parvovirose. Eu tenho agora uma conta enorme para pagar no veterinário, pelo tratamento de um destes cachorros, que felizmente recuperou e está feliz e contente em minha casa à espera de encontrar alguém que o adopte.
    Em meu entender, quem deveria pagar a conta era a Câmara, mas a resposta que obtive foi que quem leva cães do canil tem que asinar um documento responsabilizando-se pelo animal e por todas as despesas que de saúde. Mas eu não assinei documento nenhum. A sensação que tive quando me entregaram os cães (2) foi que, para eles, era um alívio.
    Eu já pedi uma reunião com o sr. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro para falar deste caso, mas até agora estou à espera de resposta.
    Que provavelmente nunca virá.

    Querem saber a minha opinião? A Câmara Municipal de Aveiro deveria ser considerada entre as piores no que respeita ao problema dos animais vadios e abandonados!

  6. Susana Neves Says:

    Olá a todos,

    É com grande satisfação que vejo este assunto da esterilização de animais abandonados debatido e chamado à “praça pública”. Como vocês, sou uma simples cidadã que se preocupa com este flagelo que é o abandono animal, com a procriação destes mesmos animais, que deambulam famintos e sedentos e que depois têm que ter as suas ninhadas sem quaisquer condições, aumentando ainda mais a quantidade de animais errantes.
    Não moro em Aveiro, moro na Gafanha da Nazaré, ao que sei, o presidente de Câmara de Ílhavo tem ainda uma maneira muito retrograda de ver a esterilização/castração pois em tempos, num artigo do Diário de Aveiro dizia que seria uma prática contra-natura. Ora acho que este senhor ainda não abriu bem os olhos para ver o que se passa à sua volta, este senhor precisa também de ser chamado à atenção. Envie-lhe um mail expondo a minha revolta contra o que por ele foi dito e pedindo ajuda para agilizar adopções, campanhas de esterilização, mas…. assim como a nossa aqui amiga Maria Estela não obtive qualquer resposta.
    Angustia-me e mexe profundamente comigo, ver os animais abandonados da minha cidade não terem ninguém que olhe por eles, que batalhe para que tenham melhores condições de vida, que os ajude e não ter que procriar desenfreadamente. Ao que parece apenas existe quem chame o canil e que depois estes animais tenham o infeliz final que todos nós conhecemos.
    Não conhecia este site, mas vou-me manter atenta. Um bem haja a todos aqueles que se importam e que ajudam os nossos animais.

  7. Nuno Silva Says:

    Viva Susana Neves.

    Sou de Ílhavo e também me preocupo com os animais. Sou FAT e também quero reunir com uma série de pessoas do concelho para começar a analisar e a buzinar o Sr. Presidente de Ílhavo.

    Gostaria de entrar em contacto consigo para analisar esta questão. Deixo o meu contacto 966195491.

    Bem haja.

  8. Carla Says:

    Existe neste momento a criação de um Movimento Cívico em Aveiro, que pretende abranger todo o município, o intuito é conseguir a colaboração das várias autarquias de forma a lutar por melhores condições dos canis de abate, travar os abates, promover a adopção de animais abandonados nos canis municipais, conseguir a colaboração das autarquias para desenvolver acções de esterilização de animais abandonados, etc. Se quiserem integrar este movimento ou saber mais, aqui fica:
    http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001013572596

  9. Dario Brandão Says:

    Só há 1 solução para o abandono de animais de estimação, em determinadas épocas do ano, que toda a gente já identificou. E essa solução passa por responsabilizar os donos. E a única maneira é obrigar estes a “chipar” os seu animais, obrigatòriamente. Quem o perdesse procurava-o. Quando o encontrasse ou encontrassem pagava as despesas que tivessem tido com ele. Democracia responsável. Queres ter? Sim, mas és responsável. Senão, qqr dia até os filhos abandonam.

  10. António Roque Says:

    Viva!
    Sinto-me um pouco confortado por vêr que não sou caso unico, nem sofro de nenhuma tara fora de comum como mts vezes me quiseram incutir
    Tb eu à cerca de 4 anos dou quase todo o tempo disponivel a tratar e alimentar cães abandonados ou vadios tudo à minha custa
    Infelizmente nesse tempo, já se passaram tantos episódios que não quero relembrar, mas tb alturas em que acho gratificante o que faço.
    Quando consigo dono é como se me saísse a sorte grande, mas por vezes(e isso já me aconteceu),mais vale ficarem onde estão.
    Um bem haja para todos aqueles que investem nesta causa tão nobre, que é dar voz a quem não tem.

  11. mari.ant.mendes Says:

    Boa tarde!

    Tb eu não conhecia este site e qd comecei a ler os posts fiquei contente a pensar que finalmente a câmara de Aveiro se mostrava sensível a este problema e, eis qd deparo que já passou mais de um ano e ainda não há resultados visíveis… e assim, lá se vão maltratando os animais do concelho pactuando com quem os deixa morrer em cima dum terraço ou fechado num apartamento abandonado em frente à renaut de cacia… e assim vai o concelho entregue ao dr élio maia!!!!

  12. Dario Brandão Says:

    Não meta política partidária no meio do problema. Élio Maia ou Maria qqr coisa, é igual.
    O problema é que os cães e gatos não dão votos.
    Se se gasta qqr coisa com eles, caem-lhes em cima, porque há pessoas sem abrigo ou a passar fome.
    É uma questão de educação. Se são nossos amigos, temos que investir neles: na vacinação, na alimentação, nas doenças e na guarda.
    Aqueles que não vêem nos animais nada para além dum objecto, útil para guarda ou para caça, esquecem-se dos deveres que têm.
    Por isso eu digo: tal como um carro que já não presta e foi abandonado, mas tem matrícula, podendo identificar-se o dono, também os animais têm que ser identificados, com microchip.

  13. Maria Estela Martins Says:

    Em Fevereiro de 2010, foram retirados do canil municipal de Aveiro 9 cachorros, gravemente doentes. Foram tratados e 7 conseguiram sobreviver e tornaram-se nuns belos cães. Foi pedido à CM Aveiro que pagasse ou comparticipasse nos gastos (mais de 1200 euros). Nessa mesma altura o Presidente da CM Aveiro foi alertado para as condições desumanas em que os animais se encontravam no canil, e da necessidade urgente de iniciar uma campanha de esterilização.
    Isto passou-se há quase 1 ano.
    Resultados? Nenhuns!!!
    Por isso já estou farta de promessas e palavras bonitas.
    Já agora, é pena que para a dita reunião com a AM de Aveiro, não tenham sido chamadas pessoas de outras associações do concelho. Sempre houvi dizer que a união faz a força. Mas infelizmente parece que ainda há gente que não compreendeu isto.

  14. Maria Estela Martins Says:

    Recomendo a todos, caso tenham possibilidade, que leiam a notícia publicada no Diário de Aveiro de 28 de Fevereiro. Trata-se de uma denúncia relativa ao canil municipal de Aveiro.
    Os factos que deram origem à denúncia são bem conhecidos de todos os que trabalham em associações, ou sózinhos, para ajudar os nossos amigos de 4 patas.
    O que é novo é a resposta dada pelo veterinário municipal a esta denúncia. Nega tudo e ainda por cima acusa e difama as associações de Aveiro. De acordo com o senhor veterinário a única associação que ajuda o canil, e que aliás agora manda no canil, é o MOV, um movimento totalmente desconhecido até há alguns meses atrás e liderado por uma senhora que apenas pretende protagonismo e nada percebe de animais.

  15. Márcia Bozzetti Moreira Says:

    Gostaria de oferecer a Manuela Bastos ou a quem se interessar, um projecto redigido por mim com sugestões de alguns veterinários de Aveiro e de professores da Universidade de Aveiro, especialistas em mamíferos terrestres. O projecto propõe exatamente a alteração da estratégia de redução de animais vadios de “abate”para “esterilização”, baseado na metodologia TNR (trap/neutered/release = capturar, esterilizar, libertar), utilizada nos Estados Unidos e em países do centro e norte europeus. Irei apresentá-lo esta semana na Freguesia da Vera Cruz, onde desenvolvo um projecto de gestáo de colónias de felinos.
    Podem utilizar o projecto como base e fazer as modificações que acharem necessárias para apresentá-lo a Camara Municipal. Também estou a disposição para acompanhar e participar no que for necessário. A quem se interessar, meu contacto: projeto.resgate.animal@gmail.com

  16. VerdeCerto Says:

    Associação VerdeCerto concelho de Santa Maria da Feira está em reuniões de camaras e a associação, responsáveis pelo canilintermunicipal, onde os animais adotados não são esterilizados quando adotados e onde existe cadelas a serem grávidas a ter crias dentro do próprio canil como são entregues grávidas. Alem de termos trabalho de rua com o programa CED e protocolos com clinicas para os munícipes esterilizarem a baixo custo os canis municipais nos preocupam e vemos que precisam do nosso apoio. Temos um projeto de controlo populacional de animais de estimação, onde queremos implementar em várias camaras e canis.
    https://www.facebook.com/verdecerto.ong

  17. Maria Silva Says:

    Tanto a Câmara de Aveiro como a Câmara de Estarreja, não fazem rigorosamente nada pelos animais abandonados.
    Defender e proteger os animais, maltratados e abandonados pelo ser humano, é nosso dever e obrigação, como bons cidadãos.
    “A grandeza de um país e o seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata os seus animais”.

    (Mahatma Gandhi)

  18. Associação VerdeCerto Says:

    Quanto eu sei as autoridades não tiram os animais da rua(para serem abatidos) pelo motivo de não se deixarem se apanhar. Este é o problema de várias camaras. Associação VerdeCerto é especializada em capturas e queremos implementar o CED que vai em contra a lei portuguesa que diz que não pode haver animais na via publica. Os que não são capturados não podem ser ignorados visto ter femeas a se reproduzir na via publica.

  19. campanhaesterilizacaoanimais Says:

    Existe uma forte pressão para ser instituída a figura do animal comunitário e há mesmo uma recomendação ao Governo, aprovada por unanimidade em 2011,na AR que pode ser lida aqui e que a refere
    https://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/2011/04/05/resolucao-ar-n%C2%BA-692011/
    O Governo nunca fez nada como é, infelizmente, habitual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: