Distrito Evora – novidades

4 Respostas to “Distrito Evora – novidades”

  1. Alexandra Reis Moreira Says:

    Os nossos cumprimentos a todos.

    Conforme previsto, o Grupo de Évora – actualmente composto por 26 munícipes – esteve representado na reunião pública de câmara que se realizou no dia 13-01-2010 e que teve início pelas 16 horas.

    Estivemos mais de cinco horas à espera de poder intervir, uma vez que aos munícipes é concedida a palavra no final da reunião (mas sem qualquer limite de tempo para cada intervenção, ao contrário do que acontece em outros locais); de referir que a “espera” de cinco horas se ficou a dever ao facto de a reunião ter sido particularmente participada pelos vereadores, todos presentes, os quais solicitaram diversos esclarecimentos antes da apreciação dos assuntos previstos na “ordem de trabalhos”, seguindo-se a discussão e votação destes assuntos.

    Pelas 19h15m, foi, então, pelo Sr. Presidente da CME, Dr. José Ernesto d’Oliveira, dada a palavra aos munícipes, sem que antes tivesse lamentado o facto de estarmos tanto tempo à espera.

    Fizemos, de seguida, a apresentação oral da Campanha e seus objectivos, e, bem assim, procurámos demonstrar as enormes vantagens sob todas as perspectivas, inclusive financeiras, da implementação da esterilização dos animais no concelho, e, bem assim, exortámos o executivo a tomar providências no sentido de fazer cessar o abate indiscriminado de animais no canil/gatil municipal e de fomentar uma política activa de promoção da adopção dos animais. Concluímos, disponibilizando-nos para colaborar com o município no tratamento e execução das medidas propostas, e entregando ao Sr. Presidente da CME a petição escrita, acompanhada por anexo contendo 1742 assinaturas de munícipes subscrevendo o fim do abate indiscriminado no canil/gatil municipal.

    Foi opinião unânime dos elementos do Grupo presentes que o executivo camarário nos acolheu da melhor forma e com a maior cordialidade, e, muito embora decerto estivessem já cansados devido à hora tardia, ouviram a oradora do Grupo com grande atenção e verdadeiro interesse.

    Após a nossa intervenção, o Sr. Presidente da CME, sempre amistoso, felicitou-nos pela iniciativa, que considerou importante, e declarou que, sendo o responsável pelo pelouro do Ambiente (no qual se insere a nossa temática), iria dar seguimento à nossa pretensão, iniciando o processo por consultar os serviços veterinários, não deixando igualmente de nos contactar.

    De seguida, o Sr. Presidente da CME questionou a vereação sobre se pretendiam intervir sobre o assunto, tendo tomado a palavra o vereador Dr. Eduardo Luciano, o qual sublinhou a importância da temática que apresentámos, com a qual concordou, tendo considerado tratar-se até de “uma questão de saúde pública”.

    No final, o Presidente voltou a frisar a pertinência do assunto, reiterando que iria dar seguimento ao mesmo.

    Deixámos as instalações da CME situadas no belíssimo Edifício dos Paços do Concelho, com a convicção de que o actual executivo camarário apoia a nossa iniciativa e que Évora, através da iniciativa do seu Presidente da Câmara, responsável pelo pelouro, irá, em breve, conhecer mudanças nas áreas que propusemos.

    Aguardaremos, agora, que o Sr. Presidente da CME nos contacte, para os fins que tiver por convenientes, informando-nos também do encaminhamento dado ao assunto.

    Contamos, assim, em breve, poder aqui continuar a divulgar boas notícias provenientes de Évora!

    Pelo Grupo de Évora da CNE,
    Alexandra Reis Moreira

  2. Alexandra Reis Moreira Says:

    Caríssimos,

    Como já se devem ter dado conta, há uma gralha na hora indicada como de início da nossa intervenção: conforme informei, a reunião iniciou pelas 16 h, e esperámos mais de 5 horas para intervir, logo isso aconteceu às 21h15m (e não às 19h15m). Isto já é o cansaço do final da semana…Aqui fica a correcção.

    Alexandra Reis Moreira

  3. Alexandra Reis Moreira Says:

    Balanço da actividade do Grupo de Évora

    Desde 21-11-2009, data da primeira reunião do grupo de Évora, os participantes já se reuniram diversas vezes, a fim de definirem objectivos e organizarem a sua actuação; para o efeito, e uma vez que o grupo ascende já a 26 pessoas inscritas e se tornava imperioso agilizar a acção do Grupo e, simultaneamente, conhecer a disponibilidade e interesse dos inscritos para a segunda fase da Campanha (implementação), em Janeiro, após a reunião de câmara na qual foi apresentada a Campanha, foi constituída uma Comissão Executiva, composta pelos membros que declararam essa intenção, no prazo fixado para o efeito.

    O Grupo de Évora apresentou a Campanha em reunião pública de câmara realizada em 13-01-2010, tendo também entregue ao executivo camarário a respectiva petição escrita, acompanhada por abaixo assinado de contendo 1742 assinaturas de munícipes residentes em Évora.

    Após a apresentação da Campanha ao executivo camarário, a qual foi recebida por todos com interesse manifesto, o responsável pelo pelouro, o Presidente da edilidade, declarou que, em conjunto com o Núcleo de Medicina Veterinária, iria equacionar soluções concretas para implementar a Campanha em Évora, intenção que voltou a frisar na reunião pública seguinte, quando interpelado sobre o assunto pela vereação, na sequência de comunicação remetida ao executivo camarário dando conta que a Direcção Nacional da Campanha tinha distinguido a autarquia de Évora como a melhor da semana.

    Entretanto, o Grupo de Évora recolheu documentação e vem estabelecendo contactos e reuniões com diversos médicos veterinários e outros profissionais do sector, grande parte dos quais exerce a sua actividade profissional em Évora, com vista a definir estratégias concretas para implementação da campanha neste concelho e preparar os futuros contactos com os responsáveis autárquicos.

    Por ofício de 19-03-2010, e sobre a temática da esterilização, o Presidente da Câmara de Évora comunicou ao Grupo de Évora que, no entendimento da autarquia, o Centro de Recolha Oficial (vulgo canil/gatil municipal) não está legalmente autorizado a fazer esse tipo de intervenções, por se tratarem de actos clínicos médico-veterinários, mas que a autarquia se mantém disposta a encontrar uma solução de consenso para a temática.

    O Grupo de Évora respondeu ao referido ofício, manifestando a sua opinião e a de outras entidades (nomeadamente, da ANVETEM – Associação Nacional dos Veterinários Municipais) pugnando pela cobertura legal da prática da esterilização pelos veterinários municipais, e solicitou o agendamento de reunião, a fim de poder apresentar propostas concretas para a implementação da campanha, nomeadamente, através de parcerias com clínicas veterinárias, as quais o Grupo de Évora já contactou para o efeito.

    Neste momento, o Grupo de Évora aguarda novo contacto da autarquia, desta feita para a realização de reunião com os fins referidos, encontrando-se habilitado para propor soluções concretas e exequíveis, adequadas à realidade do concelho, mas que visem o cumprimento dos três objectivos esenciais da Campanha e ainda a esterilização programada de animais de rua.

    O Grupo de Évora

  4. Maria Eduarda Freitas Says:

    Boa noite,
    Muito mais tranquila com mais este “passo” para que se resolvam os problemas dos animais abandonados (escrevi a este respeito, ao Sr Presidente da Câmara, há cerca de um ano e nem resposta obtive….) agradeço desde já a todos aqueles que estão empenhados neste problema a que todos diz respeito embora só alguns se importem…, deixando aqui a minha disponibilidade para futuras “démarches” e /ou apoio neste sentido.
    Gostaría de aproveitar esta oportunidade para solicitar receber notícias sobre este assunto através do meu e-mail.
    Um abraço cordial
    Maria Eduarda Freitas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: