I- Madeira – novidades

3 Respostas to “I- Madeira – novidades”

  1. Ana Fernandes Says:

    Boas tardes,
    Relativamente à campanha de esterilização animal, a mesma está a ser divulgada e apoiada pelo Partido Ecologista ‘Os Verdes’ pela Madeira-Funchal. Informamos que foi também lançada na região, em Dezembro 2009, uma petição pelos Direitos dos Animais e que conta já com mais de 1000 assinaturas, estanto a presente ainda em circulação. Falámos, igualmente, com um funcionário da Sociedade Protectora dos Animais Domésticos, Sociedade esta que presta serviço ao Canil Municipal do Funchal e que nos deu muita informação. Desta reunião que tivemos, o responssável pelo PCP-Madeira disse que este problema é um assunto de interesse conjunto e que seria levado a discutir tanto nas Juntas e Câmaras Municipais onde a CDU tivesse um vareador e possivelmente à Assembleia Municipal. Vamos então lutar pela comparticipação das esterilizações, sendo gratuitas para os errantes, um registo e controle dos animais domésticos mais eficáz e por ‘pensões’ para os animais, em tempos de férias dos donos, mais acessiveis e menos burocráticas.

    Cumpts.

  2. Campanha de Esterilização Says:

    «Madeira
    Sociedade Protetora dos Animais avança com plano regional de esterilização
    2010-09-16, 10h58

    Funchal, 16 set (Lusa) — A Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) do Funchal quer avançar até novembro com um Plano Regional de Esterilização, disse à Lusa o seu presidente para “diminuir o flagelo do abandono”.

    Gonçalo Nuno dos Santos adiantou que já falou com o executivo regional para dar consistência financeira ao plano, no sentido de “envolver câmaras, juntas de freguesias e sociedade civil, para travar o número cada vez mais elevado de abandonos de animais”.

    A ideia é ter ao dispor da população operações a preços acessíveis, para diminuir “o flagelo do abandono que se tem verificado neste últimos anos” uma vez que uma “cirurgia custa em média para cima de cem euros”, disse.

    Segundo dados da associação, de janeiro de 2008 a julho de 2010 foram abandonados, na Madeira, 8443 animais.

    Nas contas da SPAD, o mês de maior abandono registou a entrada de 372 animais sem dono, o que “equivale a 12 abandonos diários”.

    É no verão e no outono que se verifica “o maior número de abandonos de animais na Madeira”, por oposição aos primeiros trimestres de cada ano.

    “E, só no ano em curso, já foram abandonados 1924 animais, nas estatísticas referentes à primeira metade deste ano”, exemplifica.

    Gonçalo Nuno dos Santos acredita que a população canídea abandonada numa década, a confirmarem-se estas tendências, “poderá atingir os 35 mil indivíduos”.

    Para o presidente da SPAD, “pese embora as dificuldades” dos últimos tempos, os madeirenses “têm sabido responder aos vários apelos que lhes são dirigidos”, recordando “a onda de solidariedade” existente, quando foi a evacuação do Canil Municipal do Vasco Gil, aquando dos incêndios que deflagraram na região.»

    http://ultimahora.jornaldamadeira.pt/index.php?/pt/noticias/201009167869/noticias/regional/spad-avanca-com-plano-regional-de-esterilizacao.html

  3. Ana Fernandes Says:

    Levando em conta o que a Sociedade Protectora de Animais Domésticos (SPAD) do Funchal mencionou, a CDU-Madeira considera que tanto o abandono como as crescentes ninhadas que surgem de animais errantes na nossa ilha estão se tornando, sem dúvida, num problema social. Contamos que a campanha de esterelização na nossa cidade venha a ajudar a travar mais o problema, apesar de querermos implementar, no nosso distrito, o modelo de Canil existente em Castelo Branco, o “Parque do Bem Estar Animal” e que deveria ser seguido por todos os distritos de Portugal. Uma vez que, e como diz o ditado “A União Faz a Força” queremos informar todas as Associações de Defesa dos Animais, existentes na Região, da nossa proposta, ver se concordam e se nos apoiam, de forma a semos mais pelo mesmo objectivo, da discussão da proposta nas assembleias de Juntas e câmaras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: